quarta-feira, 14 de julho de 2010

MATERIAL DAS AULAS - REINO FUNGI

REINO FUNGI



Ex:Cogumelos,Orelhas-de-pau,leveduras e bolores.

-São encontrados em ambientes terrestres,úmidos e rico em matéria orgânica.

-São eucariontes,heterotróficos,unicelulares ou pluricelulares.

-São Sapróbios(Sapro=podre; bios=vida)utilizam a matéria orgânica de organismos mortos.

-Respiração:podem ser aeróbios ou anaeróbios facultativos,como as leveduras.

-Estrutura:

• Hifa=Filamento
• Micélio=Conjunto de hifas - Cenocíticas(massa de citoplasma polinucleada)
- Com septos entre as células

-Reprodução:Corpos frutíferos ou de frutificação(estrutura reprodutora),que corresponde a parte visível acima do solo,chamada cogumelo.




- Importância dos Fungos
• Parasitas de plantas:Causando doenças como carvões e ferrugens.Ex:café e amendoim,etc.
• Parasitas de animais:Micoses como sapinho ou candidíase e o pé-de-atleta ou frieira.
• Reciclagem da matéria no ambiente.
• Na alimentação humana:Alguns fungos são utilizados diretamente como alimento como o Champignons,outros como as leveduras realizam processos fermentativos e são utilizados na produção de bebidas alcoólicas,queijos,pães,etc.
• Produção de antibióticos:A penicilina.

Filos do Reino Fungi

• Mastigomicetos(Chytridiomycota):A maioria é aquático,apresentam flagelo.Alguns são unicelulares,mas a maioria é filamentosa com hifas.Muitos são sapróbios,outros são parasitas.

• Zigomicetos:Reúne fungos que não formam corpo de frutificação durante os processos sexuados.Formam esporos multinucleados,contidos em um envoltório espesso.Ex:Mofo negro do pão.


• Ascomicetos:São caracterizados pela presença do asco(saco),estrutura produtora de esporos,geralmente agrupados em corpos de frutificação.Ex:Levedo(Saccharomyces cerevisiae)-Fermento biológico.Ex:Penicillium- Produtor da penicilina

• Basidiomicetos:O corpo frutífero,chamado basidiocarpo(basi=base),tem a forma de chapéu e é encontrado nas espécies mais conhecidas.Ex:Cogumelos e Orelhas-de-pau.

• Deuteromicetos: Fungos imperfeitos,que aguardam melhor classificação.Este filo é uma categoria de conveniência e tendência a ser extinto.Incluem diversos parasitas de animais e vegetais.Ex:causa o sapinho.

 

MATERIAL DAS AULAS - REINO PROTOCTISTA


REINO PROTOCTISTA
EX:Protozoários e Algas
-São organismos eucariontes;
-unicelulares(Protozoários e algas) ou pluricelulares(algas);
-heterotróficos(protozoários)
-autotróficos(algas)





Protozoários

O termo tem origem grega e significa primeiro animal.São unicelulares,eucariontes heterotróficos.
Podem ser encontrados em diversos locais,como rios,lagos,oceanos e ambientes terrestres e úmidos.Alguns deles têm vida livre(não parasitas) e outros são parasitas,provocando várias doenças no ser humano.Ex:Amebíase,Doenças de Chagas,etc.
 
Filos dos Protozoários
 
De acordo com o tipo de estrutura de locomoção que apresentam:
• Sarcodíneos(Rhizopoda): Possuem pseudópodes(pseudo=falso; podes=pés) para locomoção e captura de alimento.Ex:Ameba(habitam ambientes marinho e de água doce.Se alimentam de pequenos protozoários,fungos,algas e protoplasma morto.Fazem a digestão intracelular.Se reproduzem por divisão binária ou cissiparidade.

Ameba= Entamoeba histolytica causa a amebíase(desenteria amebiana)





• Cilíforos(Ciliata):Possuem cílios para locomoção e captura de alimento.São de vida livre(não parasita)vivem em água doce e ambientes terrestres úmido.Ex:Paramécio.Ele possui um sulco oral,coberto de cílios que movimentam a água e arrastam o alimento(bactérias e outros seres unicelulares)para uma abertura,o citóstoma(estoma=boca).A digestão é realizada nos vacúolos digestivos.Apresentam vacúolos contráteis para regulação osmótica da célula,ou seja retira o excesso de água que entra no paramécio.


• Mastigóforos(flagelata):Possuem flagelos,que servem para locomoção e captura de alimento.Podem ser de vida livre(água) ou parasitas.

Ex:Trypanosoma cruzi – Causador da doença de Chagas

•Esporozoários(Apicomplexa ):Não possuem organelas de locomoção e são parasitas,absorvem moléculas orgânicas simples da célula parasitada.

Ex:Plasmodium – Causadores da malária

As Algas



São os maiores responsáveis pela renovação do oxigênio da atmosfera,pois realizam a maior parte da fotossíntese que ocorre no planeta. Possuem cloroplastos com clorofila e outros pigmentos .São autotróficos.O amido á a substância de reserva.
Se desenvolvem no solo,sobre troncos e na água doce.Entretanto, a grande maioria habita os oceanos(algas marinhas).Formam o fitoplâncton.

Algas I - Algas Unicelulares

Filos:

• Euglenófitas: São unicelulares,fotossintetizantes,possuem um ou dois flagelos para locomoção e não são delimitadas por uma parede celular.Reproduzem assexuadamente por divisão binária.Vivem em água doce.Possuem uma estrutura chamada estigma,que é utilizada nos mecanismos de orientação em direção a fonte luminosa.São autotróficas,mas podem ter nutrição heterotrófica.


• Bacilariófitas(Diatomáceas):São unicelulares,podendo formar colônias e são encontradas principalmente nos oceanos.A célula de uma diatomácea possui uma carapaça externa,constituída de compostos de sílica(Si O2= Dióxido de Silício)que é formada por duas peças encaixadas perfeitamente como uma saboneteira e sua tampa,protegendo a célula da alga.Existem depósitos desas carapaças no fundo dos oceanos denominados terra das Diatomáceas ou Diatomitos.Esses depósitos são explorados comercialmente e utilizados na fabricação de tijolos.

• Pirrófitas ou Dinoflagelados: Possuem dois flagelos(Dinoflagelados)um deles envolve a célula e o outro fica solto.A célula dessa alga é revestida por placa de celulose.A maioria vive no mar,mas existem espécies de água doce.
São chamada “algas de fogo”,responsáveis pela maré vermelha.alguns Dinoflagelados podem em condições de superalimentação se reproduzir acentuadamente,causando a maré vermelha.Nesse fenômeno,as algas se acumulam em grande quantidade(floração),produzindo uma mancha avermelhada na água.Em seguida,liberam uma potente neurotoxina que provoca a morte de centenas de animais marinhos,como os peixes e outros vertebrados que nadam nessas águas.
Algumas espécies como a Noctiluca,apresentam bioluminescência,isto é transformam energia química em luz,sendo responsáveis pela luminosidade,observada nas ondas do mar ou na areia da praia à noite.




Algas II- Algas Pluricelulares
Essas algas não apresentam vasos condutores de seiva(o transporte de substâncias é feito por difusão) e o seu corpo é formado por um talo,isto é,um conjunto de células no qual não se distinguem tecidos nem órgãos típicos(raiz,caule,folhas,etc).Tem parede celular com celulose,clorofila a e o amido como carboidrato de reserva.
Divisão das algas:



Clorófitas ou Clorofíceas(algas verdes)
Feófitas ou Feofíceas(algas marrons)
Rodófitas ou Rodofíceas(algas vermelhas)



• Clorofíceas(algas verdes)Ex:Alface do mar


Elas deram origem ao reino vegetal.Podem ser unicelulares ou pluricelulares.Nessas algas a cor verde da clorofila predomina sobre a de outros pigmentos.São encontradas em água doce e no mar,embora algumas vivam no solo úmido,em tronco,em rochas úmidas,na neve,no gelo e até no interior de outros seres vivos ou associados aos fungos(formando os liquens).
A reprodução pode ser:
Assexuada por:
a) Fragmentação:Um pedaço do filamento da alga se desprende e origina um novo indivíduo.
b) Bipartição ou cissiparidade:A alga unicelular se divide em duas parte,cada uma origina uma nova alga.
c) Por esporos:Os esporos liberados da alga,originam novos indivíduos.
Sexuada:om a formação de gametas.



Feófitas(algas marrons)Ex:Sargassum
São quase todas marinhas,pluricelulares.O pigmento que predomina é o fucoxantina,responsável pela cor marrom.Na parede celular há celulose e outras substâncias,como a algina,usada como espessante para dar consistência em sorvetes,cremes,etc.
Algumas vezes, o seu corpo apresenta partes que se assemelham à raiz,ao caule e à folha das plantas superiores e são chamadas de rizóides,caulóides e filóides ou lâminas.
Em geral são de grande porte,alguma spodem atingir mais de 60 m de comprimento.


Rodófitas(algas vermelhas)Ex:Criptonemia



Podem ser unicelulares,mas a maioria é pluricelular.São marinhas.Possuem o pigmento Ficoeritrina,responsável por sua cor vermelha.Na parede celular há celulose e carragenina,polissacarídeo utilizado como estabilizante em sorvete.Certas algas vermelhas são usadas na alimentação humana,como é o caso do Nori,utilizada no preparo de Sushi(Japonês).