terça-feira, 24 de maio de 2011

FERMENTAÇÃO














• Processo de “quebra” parcial de compostos orgânicos,exemplo a Glicose,na ausência de O2.
• Ocorre:Citoplasma
• Tipos de Fermentação:
LÁTICA
ALCOÓLICA
ACÉTICA

FERMENTAÇÃO LÁTICA

• Produz ÁCIDO LÁTICO
• EQUAÇÃO GERAL:
C6H12O6 - 2 C3H6O3 + 2 ATP
GLICOSE ÁCIDO LÁTICO

EX:Bactérias(lactobacillus),alguns protozoários,fungos e células do tecido muscular.A fermentação lática é utilizada na indústria para fazer os queijos,iogurtes,etc.









Lactobacillus


FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA

• Produz ÁLCOOL ETíLICO e CO2
• EQUAÇÃO GERAL:
C6H12O6 - 2 C2H5OH + 2 CO2 + 2 ATP
GLICOSE ÁLCOOL ETÍLICO

EX:Bactérias,fungos=leveduras=levedo(Saccharomyces cerevisiae)
Fermento biológico
A fermentação alcoólica é utilizada na indústria para fazer as bebidas alcoólicas:cervejas,vinhos,cachaças e também na produção do pão.















Saccharomyces cerevisiae

FERMENTAÇÃO ACÉTICA

• Produz ÁCIDO ACÉTICO e CO2
• EQUAÇÃO GERAL:
C6H12O6 - 2 C2H4O2 + 2 CO2 + 2 ATP
GLICOSE ÁCIDO ACÉTICO


EX:Acetobactérias(Bactérias do gênero Acetobacter)formam Ácido Acético.
A fermentação acética é utilizada na indústria para fazer o vinagre.

FERMENTAÇÃO ACÉTICA(ESQUEMA)

FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA(ESQUEMA)

FERMENTAÇÃO LÁTICA(ESQUEMA)

quarta-feira, 18 de maio de 2011

RESPIRAÇÃO CELULAR AERÓBICA
















Processo de degradação ou “quebra” total da glicose até CO2 e H2O na presença de O2.

EQUAÇÃO GERAL:






ETAPAS DA RESPIRAÇÃO CELULAR:

1ª GLICÓLISE: “Quebra” da Glicose em duas moléculas de Ácido Pirúvico.Ocorre:Citoplasma.

2ª CICLO DE KREBS: A Acetil CO-A combina-se com o Ácido Oxalacético e forma o Ácido Cítrico que perde H+ e CO2,formando novamente Ácido Oxalacético.Ocorre:Matriz Mitocondrial.


3ª CADEIA RESPIRATÓRIA: O hidrogênio liberado nas várias etapas ,combina-se com o oxigênio proveniente do meio,formando água e libera energia para formar ATP.Ocorre:Cristas Mitocondriais.


MITOCÔNDRIA


Função:Respiração Celular























DESCREVENDO AS ETAPAS DA RESPIRAÇÃO CELULAR:

GLICÓLISE: A glicose(C6H12O6) entra na célula e no citoplasma para ela começar a reagir precisa receber energia de ativação ,essa energia é fornecida pelo ATP.Então no início da glicólise são necessários 2 ATP para ativar a glicose.Assim a glicose recebe dois fosfatos, um de cada ATP,dessa forma os dois ATP se transformam em 2 ADP.A glicose rearruma seus átomos e se transforma na frutose difosfato(P-C6H12O6-P).Este se divide ao meio em duas moléculas de Gliceraldeído Fosfato( C3H6O3-P).O Gliceraldeído Fosfato recebe mais um fosfato(P) e perde 2 elétrons(-) e 2 hidrogênios que irão para o NAD,formando NADH2.E se transforma no Difosfoglicerato(P-C3H4O3-P).O Difosfoglicerato perde um fosfato(P) que vai para o ADP para formar ATP e se transforma no Fosfoenolpiruvato(P-C3H4O3).Por fim,o Fosfoenolpiruvato perde o fosfato(P) que irá para o ADP para formar ATP e o Fosfoenolpiruvato se transforma em Ácido Pirúvico(C3H4O3).
A glicose desse forma se transforma em duas moléculas de Ácido Pirúvico.Agora o Ácido Pirúvico vai ser degradado na mitocôndria.Na matriz mitocondrial,o Ácido Pirúvico,perde CO2 e perde 2 hidrogênios e 2 elétrons(-),que irão para o NAD para formar NADH2,se transformando no Acetil(C2H2O),este se une a CO-A(Coenzima A),formando assim a Acetil CO-A ,que participa do Ciclo de Krebs.


CICLO DE KREBS: A Acetil CO-A(2C) combina-se com o Ácido Oxalacético(4C),depois da junção desses dois compostos, a Co-A é liberada.A união do Acetil(2C) com o Ácido Oxalacético(4C) forma o Ácido Cítrico(6C).Este perde CO2 e perde 2 hidrogênios e 2 elétrons(-) que vão para o NAD,formando NADH2 e forma o Ácido Alfa Cetoglutárico(5C).O Ácido Alfa Cetoglutárico perde CO2, Libera 2 hidrogênios e 2 elétrons(-) que vão para o NAD,formando NADH2 e libera energia para formar 1 ATP e se transforma no Succinato(4C).O Succinato perde 4 hidrogênios e 4 elétrons, 2 hidrogênios e 2 elétrons(-) que vão para o NAD,formando NADH2 e os outros 2 hidrogênios e 2 elétrons(-) vão para o FAD,formando FADH2,regenerando então o Ácido Oxalacético no início do Ciclo de Krebs.
Todos os NADH2 e FADH2 produzidos nas etapas anteriores irão para a Cadeia Respiratória.

CADEIA RESPIRATÓRIA:Esta etapa ocorre nas cristas mitocondriais.Os NADH2 e FADH2 vão liberar os hidrogênios e elétrons na cadeia respiratória.O NADH2 e o FADH2 na cadeia respiratória libera seus elétrons que passam pelos citocromos,estes são os transportadores de elétrons,e aí vão liberando energia que será utilizada junto ao ADP e P para formar ATP(ENERGIA+ADP+P=ATP).No final do processo,os elétrons são recebidos pelo aceptor final de elétrons que é o Oxigênio.O Oxigênio além de receber os elétrons também recebe hidrogênios trazidos pelo NADH2 ou pelo FADH2.formando assim a água(H2O).
Cada NADH2 que chega na Cadeia Respiratória libera energia para formar 3 ATP e cada FADH2 libera energia para formar 2 ATP.


VEJA OS ESQUEMAS DAS ETAPAS DA RESPIRAÇÃO CELULAR AERÓBIA –Postagem 17/05/2011

domingo, 8 de maio de 2011

RESPIRAÇÃO CELULAR E FERMENTAÇÃO

• Processos que liberam energia da degradação ou ”quebra” de compostos orgânicos:carboidratos(glicose),lipídios e proteínas.

RESPIRAÇÃO
“Quebra” total da GLICOSE até CO2 e H2O
Com ou sem O2
38 ATP

FERMENTAÇÃO
“Quebra” parcial da GLICOSE
Sem O2
2 ATP

RESPIRAÇÃO AERÓBICA E RESPIRAÇÃO ANAERÓBICA

RESPIRAÇÃO AERÓBICA

“Quebra total da GLICOSE até formar CO2 e H2O,na presença de O2,tem como aceptor final de hidrogênio(H) o oxigênio(O2).

EX:RESPIRAÇÃO AERÓBICA




RESPIRAÇÃO ANAERÓBICA

“Quebra” total da GLICOSE até formar CO2 e H2O,na ausência de O2,tem como aceptor final de hidrogênio(H) um composto inorgânico,exemplo o NO3(NITRATO)

EX:RESPIRAÇÃO ANAERÓBICA EM BACTÉRIAS DESNITRIFICANTES NO SOLO






FERMENTAÇÃO

“Quebra” parcial da GLICOSE,na ausência de O2,tem como aceptor final de hidrogênio(H) um composto orgânico proveniente da glicose.

EX: FERMENTAÇÃO LÁTICA