terça-feira, 14 de junho de 2011

DNA - ÁCIDO DESOXIRRIBONUCLÉICO

Formado por Nucleotídeos
Composição:
Ácido fosfórico(fosfato)
Açúcar (Desoxirribose)
Bases Nitrogenadas Púricas Adenina(A) e Guanina(G)


Pirimídicas Timina(T) e Citosina(C)










Estrutura do DNA(Watson e Crick)




















Descrevendo o DNA: Composto por duas cadeias de nucleotídeos .Lembrando uma escada em hélice.Onde os corrimões são formados pelo Ácido Fosfórico e pelo açúcar(desoxirribose).Já os degraus pelas bases nitrogenadas :Adenina(A),Guanina(G),timina(T) e Citosina(C).Essas bases são complementares ,ligando-se C-G e A-T.


MECANISMO DE AÇÃO DO GENE NUMA CARACTERÍSTICA

















Descrevendo:A seqüência de nucleotídeos do DNA é transcrita num RNA,ou seja ,será formado um RNA a partir do DNA ,da seguinte forma:se o DNA tiver os nucleotídeos com as bases nitrogenadas,ATCCGTAGGATC ,o RNA terá as seguintes bases UAGGCAUCCUAG,pois o RNA não tem a base Timina(T),então no seu lugar ficará a Uracila(U).Então esse RNA formado no núcleo da célula irá para o citoplasma levar essa informação do gene para a síntese de uma proteína.
EX:Nas células da pele existe um gene,que produz um RNA.Este controla,no citoplasma,a produção da enzima que permite a fabricação de melanina.Assim,a característica “cor da pele” depende de uma enzima,que, por sua vez,depende de uma molécula de RNA,que depende do DNA que a fabricou.
As pessoas albinas tem a “incapacidade genética” de produzir melanina,e fica,portanto,com a pele totalmente sem pigmento.Num albino,o gene para a produção de melanina tem uma pequena diferença em relação ao de pessoas normais.Esse gene produz um RNA um pouco diferente,que fabrica uma enzima com uma seqüência alterada de aminoácidos,que não funciona na hora de produzir melanina.Assim,um “erro” no DNA acaba resultando numa característica genética totalmente distinta.













INTRODUÇÃO A GENÉTICA

GENÉTICA

É a área da Biologia que estuda a herança biológica ou hereditariedade,que é a transmissão de características de pais para filhos ao logo das gerações.

Gregor Mendel – “Pai da Genética”
Cada caráter ou característica hereditária é determinada por fatores(genes),herdados em igual quantidade da mãe e do pai.

EXPERIMENTO DE MENDEL -ERVILHAS
















APLICAÇÕES DA GENÉTICA:

• Genética Médica:
Prevenção e tratamento de doenças
A Terapia Gênica permite substituir genes doentes por genes sãos,ou mesmo eliminar os genes doentes.

• Medicina Legal ou Criminologia:
Identidade(Impressões digitais)
Exame de DNA para identificação de paternidade

• Melhoramento Animal e Vegetal:Transgênicos