domingo, 3 de julho de 2011

CÁLCULOS

01-Para ser destra,uma pessoa precisa do gene dominante e canhota o gene recessivo.Do casamento de um homem destro heterozigótico com uma mulher canhota.Como poderão ser os filhos deste casal?

Cc X cc
Cc,Cc,cc,cc

Genótipos 50% Cc e 50% cc
Fenótipos 50% Destros e 50% Canhotos

02-Em envilhas o aspecto liso é determinado pelo gene dominante e o rugoso pelo gene recessivo.Do cruzamento duas duas plantas lisas heterozigóticas,os descendentes poderão ser?
Rr X Rr



Genótipos: 25% RR, 50% Rr e 25% rr
Fenótipos: 75% lisas e e 25% rugosas

CONCEITOS FUNDAMENTAIS EM GENÉTICA

Genética - é área da Biologia que estuda a herança biológica ou hereditariedade,que é a transmissão de características de pais para filhos,ao longo das gerações.

Gene - fragmento de DNA cromossômico capaz de determinar a síntese de uma proteína.

Cromossomos homólogos – são cromossomos que apresentam o mesmo tamanho, mesma posição do centrômero e mesma seqüência gênica (um de origem materna e o outro paterna). Cada membro de um par de cromossomos geneticamente equivalentes, presentes em uma célula diplóide, apresentando a mesma seqüência de lócus gênico.

Locus ou Loco – Posição ocupada por um gene no cromossomo.

Genes Alelos – são genes situados no mesmo lócus de cromossomos homólogos, responsáveis pela determinação de um mesmo caráter.

Caráter ou característica - São as particularidades de um indivíduo. Ex: a cor de uma flor, o tipo de cabelo de uma pessoa,etc.

Homozigótico ou Puro -Indivíduo em que os dois genes alelos são idênticos.Dominantes ou recessivos.Ex: AA ou aa.

Heterozigótico ou híbrido - Indivíduo em que os dois alelos de um gene são diferentes entre si. Ex: Aa e VB.


Dominância
- Propriedade de um alelo (dominante) de produzir o mesmo fenótipo tanto em condição homozigótica quanto heterozigótica.


Recessivo
- Quando o alelo precisar estar em dose dupla para se manifestar,pois sozinho não se manifesta,ele é chamado de recessivo.

Fenótipo - Características ou conjunto de características físicas, fisiológicas ou comportamentais de um ser vivo. Ex: flor vermelha, cabelos crespos, etc. O fenótipo é o resultado da interação do genótipo + influência do meio ambiente.

Genótipo – é a constituição genética de um indivíduo.

Geração Parental (P) – Primeiros indivíduos cruzados de uma prole em estudo.

Geração F1
– os primeiros descendentes da geração parental, 1ª geração de filhos.

Geração F2 – resultado da auto-fecundação da geração F1, 2ª geração de filhos.