sexta-feira, 6 de abril de 2012

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS













Existem vários níveis hierárquicos de organização entre os seres vivos, começando pelos átomos e terminando na biosfera. Cada um desses níveis é motivo de estudo para os biólogos.

Átomos e moléculas

Os átomos forma toda a matéria que existe. Eles se unem por meio de ligações químicas para formar as moléculas, desde moléculas simples como a água (H2O), até moléculas complexas como proteínas, que possuem de centenas a milhares de átomos.A matéria viva é formada principalmente pela união dos átomos (C) Carbono, (H) Hidrogênio, (O) Oxigênio e (N) Nitrogênio.

Organelas e Células

As organelas são estruturas(mitocôndrias,cloroplastos,etc) presentes no interior das células, que desempenham funções específicas. São formadas a partir da união de várias moléculas. A célula é a unidade básica da vida, sendo imprescindível para a existência dela. Existem vários tipos de células(neurônios,musculares,etc), cada uma com sua função específica.

Tecidos

Os tecidos(nervoso,ósseo,sanguíneo,etc) são formados pela união de células especializadas. Os tecidos estão presentes apenas em alguns organismos multicelulares como as plantas e animais. Um exemplo de tecido é o muscular tem a função de produzir os movimentos musculares, o tecido ósseo, formado pelas células ósseas tem a função de sustentar o organismo.

Órgãos


Os tecidos se organizam e se unem, formando os órgãos. Eles são formados de vários tipos de tecidos, por exemplo. O coração é formado por tecido muscular, sanguíneo e tecido nervoso. Os ossos são formados por tecido ósseo, sanguíneo e nervoso.

Sistemas

Os sistemas são formados pela união de vários órgãos, que se trabalham em conjunto para exercer uma determinada função corporal, por exemplo, o sistema digestório, que é formado por vários órgãos, como boca, estômago, intestino, glândulas, etc.


Organismo


A união de todos os sistemas forma o organismo, que pode ser uma pessoa, uma planta, um peixe, um cachorro, um pássaro, um verme, etc.

População

Dificilmente um organismo vive isolado, ele interage com outros organismos da mesma espécie e de outras espécies, e também com o meio ambiente. O conjunto de organismos da uma mesma espécie, interagindo entre si e que habitam uma determinada região, em uma determinada época, chama-se população.


Comunidade


O conjunto de indivíduos de diferentes espécies interagindo entre si numa determinada região geográfica, ou seja, conjunto de diferentes populações vivendo juntas e interagindo é chamado de comunidade.

Ecossistema

O ecossistema é o conjunto dos seres vivos da comunidade, com os fatores não vivos, como temperatura, luminosidade, umidade e componentes químicos. Esses fatores não vivos são chamados de fatores abióticos. Os seres vivos são chamados de fatores bióticos. A interação entre os seres bióticos e os abióticos recebe o nome de ecossistema. Por exemplo, uma população de jacarés que está tomando sol em cima de uma pedra, nas margens de um rio.Exemplos de ecossistemas: rio,lagoa,floresta,cerrado,aquário(artificial),etc.

Biosfera

A biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas do planeta Terra. A biosfera é a mais alta de todas as hierarquias.

INTRODUÇÃO À BIOLOGIA
























Biologia
significa "estudo da vida"(Bio = vida; Logia = estudo).


Importância da Biologia:

Esta ciência é de extrema importância para o entendimento do funcionamento do nosso ecossistema. Cada vez mais o homem utiliza os conhecimentos de biologia para melhorar as relações que os seres vivos possuem na natureza.
A biologia está presente no nosso dia-a-dia e influencia diretamente as nossas tomadas de decisão, mesmo que não se perceba de pronto.Mas basta observarmos o consumo de bebidas alcoólicas, drogas, alimentos geneticamente modificados, agricultura orgânica, AIDS, gravidez na adolescência, higiene, prática de atividades físicas, preservação do ambiente,poluição, são temas que facilmente explicados com os conhecimentos advindos da biologia. Portanto, o estudo desta ciência requer uma postura mais crítica,para que possamos entender os processos biológicos por uma visão holística e assim tomarmos decisões mais coerentes com a realidade que nos cerca.

Algumas subdivisões da Biologia:

Citologia: Estudo da célula.
Histologia: Estudo dos tecidos.
Embriologia: Estudo de embriões.
Taxonomia e Sistemática:
Estuda as prováveis relações de parentesco entre os seres vivos, de acordo
com suas semelhanças.
Anatomia: Estuda as estruturas e
formas de células, tecidos, órgãos ou sistemas.
Fisiologia: Estuda o funcionamento das
células, tecidos, órgãos ou sistemas.
Genética: Estuda a química do
material hereditário, mecanismos de transmissão e o modo de ação desse
material.
Evolução: Estuda como e por que as
espécies evoluem.
Ecologia: Estuda as relações dos
seres vivos entre si com o meio ambiente.

Características Gerais dos Seres Vivos:

Composição química:Nos corpos inanimados ela é simples (apenas substâncias inorgânicas que são moléculas pequenas e relativamente simples), já nos seres vivos, ela é mais complexa, pois além de apresentar substâncias inorgânicas, os seres vivos apresentam, também, substâncias orgânicas (complexas e variadas formadas por longas cadeias, onde o carbono é o elemento principal). Então nos seres vivos têm:
Substâncias inorgânicas(substâncias mais simples,menores): água e sais minerais.
Substâncias orgânicas (substâncias mais complexas, maiores,possuem cadeias de carbono): carboidratos, lipídios,proteínas, ácidos nucléicos e vitaminas.
A composição química aproximada da matéria viva é de 75 a 85% de água; 1% de sais minerais; 1% de carboidratos;2 a 3% de lipídios; 10 a 15% de proteínas e 1% de ácidos nucléicos.

Organização Celular:Com exceção dos vírus os demais seres vivos são constituídos por célula (s). Essas apresentam constituição e organização diversificadas, como se observa a seguir:
Considerando-se a organização nuclear:
a) Procarionte – Não apresenta a carioteca ou membrana nuclear. Exemplos: bactérias e cianobactérias.
b)Eucarionte – Apresentam a carioteca e,portanto, o material genético organizado. Exemplos: Protozoários, algas,protistas, fungos, vegetais e animais.
Considerando-se o número de células:
a)unicelular –organismo constituído por uma unica célula. Exemplos: bactérias,
cianobactérias, protozoários, algumas algas e alguns fungos.
b) pluricelular – organismo constituído por várias células.
Exemplos: algumas algas, alguns fungos, todos os vegetais e todos os animais.

Metabolismo:Conjunto das reações químicas que ocorrem no organismo. Pode ser de dois tipos básicos:
a) Anabolismo – reações que provocam a síntese(produção) de substâncias.
Exemplos: fotossíntese, quimiossíntese,
b) Catabolismo – reações que provocam a “quebra” de substâncias. Liberação
de energia.Exemplos: respiração aeróbica, fermentação, digestão etc.
Quanto à forma de nutrição os seres
vivos podem ser:
a) Autotróficos:Seres que produzem seu próprio alimento. Utilizam a matéria inorgânica para sintetizar matéria orgânica.Ex:plantas e algas(Fotossíntese) e bactérias(Quimiossíntese)
b) Heterotróficos:Seres que não produzem seu alimento. Capturam a matéria orgânica existente no ambiente.Ex:animais

Reprodução e hereditariedade:
Reprodução:
Trata-se do processo pelo qual os seres vivos produzem descendentes para
perpetuar a espécie. Pode ser:
a) Sexuada: ocorre com a presença de gameta ou havendo troca de
material genético.Aumenta a variabilidade genética;
b) Assexuada: ocorre na ausência de gametas e não envolve trocas
de material genético.A produção de clones por esse processo pode ser desastrosa
para a adaptação das espécies às modificações do ambiente.
Hereditariedade: É a capacidade que os seres vivos têm de transmitir aos descendentes suas características.O DNA é o material hereditário,pois ele é transmitido aos descentes através da reprodução. As informações genéticas determinam as características de um indivíduo e até a espécie à qual pertence. As características como a cor do cabelo, a estatura, o temperamento e a susceptibilidade para doenças são algumas das informações heredadas aquando da concepção. No entanto, muitas das características herdadas serao fortemente influenciadas pelo ambiente que rodeia os seres vivos.

Crescimento:Pode ocorrer nos corpos inanimados (rochas, dentro”), já nos seres vivos ocorre por intuscepção (por fenômenos que ocorrem dentro do corpo do indivíduo –“de dentro para fora”), através de dois processos:
a) aumento do volume celular – ocorre nos unicelulares e nos pluricelulares.
b) aumento do número de células – ocorre somente nos pluricelulares.

Evolução:É a capacidade que os seres vivos apresentam para sofrer transformações que lhes Possibilitem adaptar-se as modificações do ambiente. São necessários vários fenômenos para que ela aconteça, porém destacam-se dois:
a)Mutação – trata-se de modificação no material genético, na sequência de bases
nitrogenadas.
b) Seleção Natural – é o papel que a natureza desempenha selecionando os
organismos mais aptos em detrimento dos menos aptos.

Reações ao ambiente:
Todos os seres vivos são capazes de reagir a estímulos ou modificações do
ambiente, ou seja, todos possuem irritabilidade.
Nos vegetais, as reações aos estímulos costumam ser mais lentas do que nos animais,
por exemplo, pelo crescimento do caule em direção à luz ou pelo crescimento das
raízes em direção ao solo. Esse fenômeno vegetal de irritabilidade é chamado
tropismo.
Em algumas plantas, como a sensitiva ou dormideira, a reação pode ser mais rápida:
um simples contato externo provoca o fechamento das folhas em segundos. Esse
fechamento se deve à diminuição na pressão da água existente numa dilatação na
base das folhas. Mecanismos semelhantes ocorrem com plantas carnívoras, que
capturam pequenos animais.
Todos os seres vivos têm irritabilidade, mas só os animais possuem sensibilidade.
Sensibilidade é a capacidade de reagir de diferentes formas aos estímulos
ambientais.
As formas que os seres vivos têm de reagir ao ambiente são adaptativas, isto é, são formas que contribuem para a sobrevivência ou a reprodução da espécie.

Movimento:Muitos seres vivos têm movimento próprio. Mas existem os que são fixos.Existem plantas que executam movimentos próprios, porém sem que saiam do lugar onde se encontram (ex: girassol). A maioria dos animais consegue se deslocar de um lugar para o ourtro, esse tipo de movimento é chamado locomoção.

Homeostase(Equilíbrio):A propriedade do ser vivo de manter
relativamente constante seu meio interno é chamada homeostase. O ser vivo não
muda sua composição química e suas características físicas.
Com a homeostase conseguimos manter constantes, por exemplo, a temperatura, a quantidade de água no organismo e a concentração de diversas substâncias presentes no corpo.
A homeostase é importante para a manutenção da vida. Se o nosso ambiente interno
mudar muito, ficando, por exemplo, excessivamente quente ou muito frio ou
demasiadamente ácido, as reações químicas podem parar e o indivíduo morre.

MATERIAL DAS AULAS DA PROVA 2° ANO

SISTEMÁTICA ,REGRAS DE NOMENCLATURA CIENTÍFICA,CATEGORIAS TAXONÔMICAS E VÍRUS VER CONTEÚDOS POSTADOS EM ABRIL DE 2010
ESTUDE!!!!
SUCESSO!!!!