terça-feira, 15 de maio de 2012

Compostos Orgânicos

CARBOIDRATOS















·         Carboidratos, também conhecidos como hidratos de carbono, glicídios;
·        São principalmente energéticos,mas também atuam como elementos estruturais e de proteção na parede celular das bactérias,fungos e vegetais.Alguns carboidratos, como a ribose e a desoxirribose, fazem parte da estrutura de nucleotídeos e dos ácidos nucleicos,e outras funções.
·        São encontrados no arroz,trigo(cereais);batata,inhame(tubérculos);cenoura,mandioca(raízes);feijão,ervilhas(leguminosas);banana,manga(frutas),mel(origem animal),etc.

Como são os Carboidratos




·         Apresentam carbono,hidrogênio e oxigênio;
·       Esses elementos, nas substâncias mais simples, quimicamente se organizam na proporção de 1 / 2 / 1, isto é: um átomo de carbono, para dois átomos de hidrogênio, para um átomo de oxigênio. Fórmula molecular geral representada por C(H2O)n ou CnH2nOn, onde “n” simboliza a quantidade de carbonos na molécula.

Classificação dos Carboidratos:
Monossacarídeos :unidade mais simples dos glicídios.Ex:Glicose;
Dissacarídeos: Substâncias formadas por  dois monossacarídeos.Ex:Lactose(glicose + galactose);
Polissacarídeos: Formados pela união de vários monossacarídeos.Ex: Celulose.


Monossacarídeos
São unidade mais simples dos glícidios (monômeros); Não catabolizados ou “quebrados”pelo processo digestivo;São solúveis em água.
Os nomes dos monossacarídios dizem  respeito ao número de átomos de carbono da molécula:

- Trioses:
moléculas com três átomos de carbonos (n = 3) C3H6O3;
- Tetroses:
moléculas com quatro átomos de carbonos (n = 4) C4H8O4;
- Pentoses:
moléculas com cinco átomos de carbonos (n = 5) C5H10O5;
- Hexoses:
moléculas com seis átomos de carbonos (n = 6) C6H12O6;

Dessa classe, as pentoses e as hexoses são as mais importantes para o organismo, desempenhando função estrutural e energética, na composição de açúcares como a riboses, desoxirribose (pentoses que irão compor os ácidos nucléicos) e a glicose, frutose e galactose (hexoses fornecedoras de energia para o metabolismo).








Dissacarídeos

Formados da união de dois monossacarídeos, a partir da síntese por desidratação (retirada de uma molécula de água),
Ex: sacarose (glicose + frutose) -açúcar da cana,açúcar comum; lactose (glicose + galactose)- açúcar do leite; maltose (glicose + glicose)

 cereais, principalmente no malte (matéria prima da cerveja).

Síntese por desidratação :












Polissacarídeos :

São formados pela união de vários monossacarídeos. A cada unidade inserida na cadeia de polissacarídeo é subtraída uma molécula de água, também um processo de desidratação. Ex:Celulose,Amido,Glicogênio,etc.







Funções:
·         Insolúveis em água;
·         Alguns são energéticos e outros fazem  parte de certas estruturas do organismo:
O amido, substância de reserva energética dos vegetais, encontrada no caule e principalmente na raiz;
 O glicogênio, substância de reserva energética dos animais, encontrada nos músculos e no fígado;
A celulose, carboidrato mais abundante na natureza, integrante da parede celular dos vegetais(sustentação). Possui função energética e estrutural, dependendo do organismo pode ser degradada pela enzima celulase (produzida por alguns fungos, bactérias e protozoários), sendo a espécie humana desprovida de realizar sua digestão e conseqüente absorção;

A quitina, polissacarídeo nitrogenado presente no exoesqueleto dos artrópodes (formiga, camarão, aranha, barata).

 O ácido hialurônico, polissacarídeo que efetua a maior adesão entre as células, considerada um cimento celular nos tecido animais.



terça-feira, 1 de maio de 2012

A Química da Vida


·         Compostos Inorgânicos:Compostos mais simples,menores,encontrados fora e nos seres vivos.Ex:água e minerais.

·         Compostos Orgânicos:Compostos mais complexos,maiores,encontrados nos seres vivos.Ex:proteínas,carboidratos,lipídios,vitaminas,ácidos nucléicos.

Compostos Inorgânicos

Água


·         70% a 80% do corpo dos seres vivos é formado por água;

·         A molécula da água:Formada por 1 átomo de hidrogênio e 2 átomos de oxigênio.A disposição doas átomos formam um ângulo,que estabelece na molécula,uma zona positiva de um lado e uma zona negativa do lado oposto.Moléculas que apresentam uma zona positiva e uma negativa são chamadas de moléculas polares(polar ou dipolo).Átomos de hidrogênio se liga ao átomo de oxigênio da outra molécula,isso cria uma atração entre as moléculas de água chamada coesão.
















 
Tensão superficial: Por causa das características físicas e químicas da água forma-se uma tensão superficial. É uma força capaz de manter a água unida, ou coesa, como se uma capa a cobrisse. Objetos leves, como folhas e alguns insetos, não conseguem romper essa camada. Por essa razão, não afundam, e às vezes nem se molham.



Solvente universal: a água é capaz de quebrar substâncias como açúcar ou sal, por exemplo, em partes tão pequenas que não conseguimos mais enxergá-las. Essa capacidade de dissolver as substâncias faz a água ser considerada um solvente universal.Por ser uma molécula polar,a água consegue dissolver várias substâncias orgânicas e inorgânicas.Devida a atração da parte negativa da água ,pela parte positiva da substância a ser dissolvida ou vice-versa.



Como reguladora da temperatura:A água absorve grande quantidade de calor sem que sua temperatura varie muito.Como os seres vivos contêm muita água,esse propriedade faz com que a temperatura corporal não varie muito durante a entrada ou saída de calor.



Sais Minerais

·         Aparecem de três maneiras diferentes nos organismos:dissolvidos na forma de íons(partículas com carga elétrica positiva ou negativa);formando cristais(carbonato e fosfato de cálcio)encontrado no esqueleto;combinados com moléculas orgânicas,como o ferro na molécula de hemoglobina,magnésio na clorofila.

Funções:Formam o esqueleto de muitos animais,atuam no transporte de oxigênio; os íons cálcio atuam na contração das fibras musculares e no mecanismo de coagulação sanguínea;os íons magnésio participam da formação da molécula de clorofila, essencial para a realização da fotossíntese;

 os íons fósforo fazem parte da molécula do ATP (composto que armazena energia) e integra as moléculas de ácidos nucléicos (DNA e RNA),etc.

A Necessidade de sais Minerais

Cada vez mais fica evidente a importância de certos elementos químicos e substâncias minerais para o metabolismo humano. A tabela abaixo resume os principais elementos químicos necessários ao organismo humano. Dentre eles, os macronutrientes são os que utilizamos em grande quantidade, enquanto os micronutrientes, em pequenas quantidades.