segunda-feira, 9 de julho de 2012

LIPÍDIOS



São chamados de gorduras e óleos.
Os lipídios são moléculas orgânicas formadas pela união de ácidos graxos e um tipo de álcool, que normalmente é o glicerol.
 Compostas por carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O), fisicamente caracterizadas por serem insolúveis em água, e solúveis em solventes orgânicos,como o álcool, benzina, éter, clorofórmio e acetona.

FUNÇÕES:
·         Reserva de gordura nas células adiposas(adipócitos).Os ursos polares podem  ficar 8 meses por ano,sem comer nada. Os lipídios fornecem mais energia.
·         insolúveis em água(os lipídios são apolares)
·         A camada de gordura atua como isolante térmico,pois o calor tem dificuldade de atravessar a gordura(adaptação para animais de clima frio).Auxiliam na manutenção da temperatura do corpo, por meios de uma camada de tecido denominado hipoderme, a qual protege o indivíduo contra as variações de temperatura.
·         Lipídios nas membranas celulares(função estrutural). Os fosfolipídios são os principais componentes das membranas celulares. Nas membranas biológicas, eles ficam organizados em duas camadas, que se incrustam com moléculas de certas proteínas.
·         Alguns lipídios formam hormônios e vitaminas.
             
            TIPOS DE LIPÍDIOS:
·         Glicerídios
·         Cerídios
·         Fosfolipídios
·         Esteróides
·         Carotenóides

Glicerídios

·         Constituem os óleos e as gorduras;
·         Composição Química: ÁLCOOL(GLICEROL)+ ÁCIDOS GRAXOS.As moléculas dos glicerídios podem ter um, dois ou três ácidos graxos associados ao glicerol, um álcool conhecido como glicerina. Ácidos graxos são compostos de longas cadeias de carbono, saturadas ou não, que formam os ésteres das gorduras e dos óleos;
Triglicerídios= apresentam 3 moléculasd eácidos graxos.  
Os ácidos graxos podem ser:Insaturados(cadeia dupla entre os átomos de carbono)são líquidos a temperatura ambiente – Óleos.Ex:Azeite de Oliva.Saturados(cadeia simples entre os átomos de carbono)são sólidos a temperatura ambiente-Gorduras.Ex: Banha( gordura de porco)
·    Os lipídios são encontrados:na manteiga,queijo,leite,nos óleos vegetais(óleo de soja),nos óleos animais(óleo de fígado de bacalhau),etc;
Cerídios


·         Ceras;
·         São compostas por uma molécula de álcool unida a uma ou mais moléculas de ácidos graxos, porém esse álcool não é o glicerol;
·         As ceras são altamente insolúveis em água, e essa característica é muito importante. As ceras impermeabilizam a superfície de folhas, flores e frutos, impedindo que a planta perca água por transpiração; São encontrados também na secreção de alguns insetos, como a cera das abelhasutilizada para produzir os favos de abelhas; Cerume (cera de ouvido), é proteção contra a proliferação de microorganismos.
                Fosfolipídios

·         São lípidos que contém ácido fosfórico;
·         Composição Química:ÁCIDO FOSFÓRICO+ÁLCOOL(GLICEROL)+ÁCIDO GRAXO;
·         Os fosfolípidos são os constituintes principais das membranas celulares. Cada membrana é constituída por uma dupla camada fosfolipídica organizada de modo a que as cabeças hidrofílicas (fosfatos polares) fiquem viradas para o lado exterior da membrana e as caudas hidrofóbicas (ácidos graxos apolares) para o interior.
 
          Esteróides


·         Incluem os hormônios sexuais, a vitamina D e os esteróis, tais como o colesterol.
·         Composição Química: são formadas por 4 anéis carbônicos, ligados a outras cadeias carbônicas, grupos hidroxila e átomos de oxigênio.
·         São exemplos de esteróides o colesterol e os hormônios sexuais femininos(estrógeno, progesterona) e masculinos( testosterona);
·         O  colesterol  pode ser tanto benéfico como maléfico para o organismo.
O colesterol participa da composição química das membranas celulares de células animais. As células vegetais e bacterianas não possuem colesterol em sua composição.
O excesso de colesterol pode ser nocivo à saúde, pois em grandes quantidades na corrente sanguínea pode provocar entupimento de veias e artérias, causando uma doença chamada arteriosclerose.
                  Carotenóides



  • São pigmentos lipídicos amarelos, vermelhos e laranjas;
  • Composição Química: As moléculas de carotenóides contêm 40 átomos de carbono, com um número variável de duplas ligações conjugadas.
  • Estão presentes nas células de todas as plantas, nas quais desempenham o papel importante no processo de fotossíntese.
  • Os carotenóides são importantes também para os animais. Por exemplo, a molécula de caroteno de um carotenóide alaranjado presente na cenoura e em outros vegetais, é matéria-prima para a produção da vitamina A, essencial a muitos animais. Essa vitamina é importante, por exemplo, para nossa visão, pois é precursora do retinal, uma substância sensível à luz presente na retina dos olhos dos vertebrados.