quinta-feira, 26 de julho de 2007

ATIVIDADES

COLÉGIO ESTADUAL ODORICO TAVARES
PROFª LUCIANE CANTALICE - BIOLOGIA- 3° ANO
AVALIAÇÃO: IVª UNIDADE
PROJETO: ESCOLA FLUTUANTE
NAVEGANDO NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS - 2011

ATIVIDADE: Elaborar um relatório

PASSOS PARA ATIVIDADE:

1º Registrar os problemas ambientais observados no percurso pela Baía de Todos os Santos (lançamento de esgotos, lixo, etc)

2º Entrevistar a comunidade da Ilha de Bom Jesus dos Passos (impactos ambientais: poluição, pesca predatória, participação da comunidade no processo da preservação ambiental, etc.)

3º Fazer o relatório e registro dos impactos ambientais (fotos com a identificação do tipo de impacto ambiental e local).




COLÉGIO ESTADUAL ODORICO TAVARES
ATIVIDADE DE BIOLOGIA
PROFª : LUCIANE CANTALICE


O Forte de São Marcelo foi erguido em 1650 sobre um pequeno banco de areia, a cerca de 300 metros da costa, fronteiro ao centro histórico da cidade, e destaca-se por se encontrar dentro das águas. A sua construção visava principalmente evitar o retorno de invasores holandeses.
Está situado completamente dentro do mar e, em seu interior podemos encontrar o Museu do Mar. Essa atividade de Biologia tem como objetivo descrever sobre as espécies marinhas em seu entorno e os impactos ambientais.

Etapas:

1ª visita ao Forte São Marcelo;
2° Observação e registro de dados;
3° Relatório em equipe.

• Com base no vídeo assistido no Museu do M\ar e pesquisas, quais as espécies da fauna marinha no entorno do Forte de São Marcelo? Descreva suas características e diga de grupo pertence, se vertebrados ou invertebrados.

• Craca é o nome popular dado a um tipo de animal que costuma viver no fundo de embarcações, em estruturas construídas dentro do mar, em troncos à deriva, etc. Fale sobre as Cracas evidenciando:
1. Nome científico;
2. Classificação (Filo, sub-filo, classe);
3. Características do animal, hábito e habitat;
4. Curiosidades.

• Explique de que maneira a construção no meio do mar pode influenciar a fauna marinha.


• Descreva sobre os impactos ambientais,a poluição, nas proximidades do Forte.





ATIVIDADE: OBSERVANDO TRAÇOS HUMANOS HEREDITÁRIOS
-MONOIBRIDISMO COM DOMINÂNCIA ABSOLUTA OU COMPLETA-



Diversas características humanas são herdadas segundo o padrão de herança monogênica. Por exemplo capacidade de enrolar a língua na forma de uma letra U é condicionada por um alelo dominante,que as pessoas homozigóticas recessivas são incapazes de fazer.Outra característica condicionada por um alelo dominante é o lobo solto das orelhas;a pessoa homozigótica recessiva tem sempre os lobos presos.Outros exemplos como a forma do rosto,furo no queixo e a presença de sardas,também é determinado por um par de genes,ou seja herança monogênica.
Essa atividade de genética tem como objetivo observar algumas características hereditárias nas pessoas, utilizando o ambiente escolar para coleta dados, analisar os resultados e resolver as questões.


CARACTERÍSTICA 1 CARACTERÍSTICA 2

1-FORMA DO LOBO DA ORELHA NÚMERO DE DEDOS
P- lobo solto N-polidactilia
p- lobo preso n-normal

2-CAPACIDADE DE ENROLAR A LÍNGUA MECHA BRANCA NO CABELO
R-enrolar a língua M-mecha branca
r-não enrolar a língua n-sem mecha branca

3-CANHOTO/DESTRO SARDA
C-destro S-sarda
c-canhoto s-sem sarda

4-CAPACIDADE DE ENROLAR A LÍNGUA FURO NO QUEIXO
R-enrolar a língua P-ausente
r-não enrolar a língua p-presente

5-FORMA DO ROSTO BICO-DE-VIÚVA
Q-oval A-presente
q-quadrado a-ausente

6-CANHOTO/DESTRO BICO DE VIÚVA
C-destro A-presente
c-canhoto a-ausente

7-PIGMENTAÇÂO DA PELE FURO NO QUEIXO
A-pigmentação normal P-ausente
a-albino p-ausente

8-VISÃO SARDA
M-visão normal S-sarda
m-míope s-sem sarda

QUESTÕES:

1-De acordo com as letras utilizadas para representar os genes de cada característica, qual fenótipo é determinado pelo gene dominante e pelo gene recessivo para cada caráter?
02-Quantas pessoas foram consultadas para cada caráter?
03-Para cada caráter, quantas pessoas apresentaram o fenótipo determinado pelo gene dominante e pelo gene recessivo?
04-O fenótipo determinado pelo gene dominante está presente numa população com uma freqüência maior do que o do gene recessivo?Explique e exemplifique com seus dados.
05-O gene por ser dominante significa que ele seja melhor do que o recessivo?Explique.
06-Do casamento de um homem homozigótico dominante, com uma mulher homozigótica recessiva. Encontre os genótipos e fenótipos de F1 e F2 para as duas características separadamente.




ATIVIDADE : FEIRA DE RECICLAGEM
A Terra comporta aproximadamente 5 bilhões de habitantes. No decorrer deste século, a população mundial dobrou de tamanho, porém a quantidade de lixo produzido no mesmo período aumentou numa proporção muito maior.Desprezado, visto como um incômodo na vida moderna, o lixo, quando muito, recebe a nossa atenção na hora em que é descartado. Esta, entretanto, é uma visão que começa a mudar aos poucos no país.
Com a ameaça de esgotamento dos recursos naturais e a crescente defesa do meio ambiente, a reciclagem vem ganhando espaço, embora os índices ainda sejam modestos e o desperdício muito grande.Cerca de 35% do lixo que vai para os aterros é composto por materiais que poderiam ser reciclados ou reutilizados. Este panorama não é muito diferente na Bahia, onde estima-se que apenas 4% da população destine o seu lixo à reciclagem.
Esta atividade de Educação Ambiental,é o resultado de um projeto desenvolvido por Luciane Cantalice,professora de Biologia do Colégio Estadual Odorico Tavares.Essa atividade segue uma proposta interdisciplar. E tem como objetivo conscientizar os alunos da necessidade de se reciclar materiais como plástico, vidros, papel, alumínio, etc, visando a conservação dos recursos naturais e preservação do meio ambiente.


PASSOS PARA A ATIVIDADE :


1º- Sorteio dos temas ( papel, plástico, alumínio, vidro e alimentos); Cada turma desenvolverá o trabalho sobre um material reciclável.
2º- Divisão dos grupos de cada turma :
Equipe de estudo: Pesquisa (livros,revistas,Internet)e explicação do assunto ,apresentação de vídeos de projetos de reciclagem.
Equipe de objetos : Fazer e explicar como foram feitos os objetos ou as receitas utilizando cascas, talos, folhas, etc, do material reutilizado;
Equipe de Teatro: Escrever e participar da peça;
Equipe de Música : Escrever a letra da música, cantar e utilizar instrumentos musicais no dia da apresentação;
Equipe de Organização :Organizar a atividade, acompanhar os ensaios das equipes de música e teatro, recolher o material da turma para ornamentar a sala etc, dar suporte as outras equipes ;
3º No dia da feira , a sala deverá estar ornamentada de acordo com o tema, cartazes, enfeites, etc. Cada turma deverá ter um representante na entrada (recepção), vestido a caráter . Cada apresentação dura 30 minutos. Então nesse tempo deverá ocorrer todas as apresentações estudo, objetos , teatro e música. Cada turma terá que fazer três apresentações. ( ver horário a seguir )


COLÉGIO ESTADUAL ODORICO TAVARES
HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO DAS TURMAS
– FEIRA DE RECICLAGEM-


MATUTINO (das 9:00 às 11:30 )
HORÁRIO TURMAS

1 º- das 9: 00 às 9:30 1 , 2 , 3
2º- das 9:30 às 10:00 4 , 5 , 1
3º- das 10:00 às 10:30 2 , 3 , 4
4º- das 10:30 às 11:00 5 , 1 , 2
5º- das 11:00 às 11:30 3 , 4 , 5


VESPERTINO ( das 3:00 às 5:30 )
HORÁRIO TURMAS

1º- das 3:00 às 3:30 1 , 2 , 3
2º- das 3:30 às 4:00 4 , 5 , 1
3º- das 4:00 às 4:30 2 , 3 , 4
4º- das 4:30 às 5:00 5 , 1 , 2
5º- das 5:00 às 5:30 3 , 4 , 5



Galeria de Fotos da Feira de Reciclagem 2008

Colégio Estadual Odorico Tavares


















































domingo, 22 de julho de 2007

LEIS DE MENDEL.

1ª Lei de Mendel – Monoibridismo

Lei da Pureza dos gametas, Lei da Disjunção ou Segregação dos Caracteres.
“Os fatores (genes) se separam na formação dos gametas, onde ocorrem puros”.


O monoibridismo se refere apenas a uma característica analisada de cada vez.

O genótipo de uma planta de sementes amarelas pode ser representado por VV (se for homozigota) ou por Vv (se for heterozigota).
No primeiro caso, os genes V e V se separaram, formando gametas de um só tipo V. No segundo caso, haverá dois tipos de gametas: V e v.
Então, um gameta contém apenas um gene de cada par, sendo que o outro gene estará em outro gameta. Esses genes estarão juntos novamente na formação de um novo indivíduo, após a fecundação.
Mendel já afirmara que o gene dominante não se mistura com o recessivo, ambos ocorrendo puros na separação.

Aplicação da 1ª Lei

O cruzamento de uma cobaia pura de pêlo cinzento (AA) com outra pura de pêlo branco ( aa-albina) dá como resultado todos os descendentes cinzentos (serão heterozigotos).
Isto significa que os genes responsáveis pela cor cinzenta são dominantes em relação aos genes responsáveis pela cor branca.
As cobaias da geração F1 apresentam o gene para a cor branca, porém ele não tem “força’ para suplantar os genes para a cor cinzenta.
Se dois indivíduos de pêlo cinzento, heterozigotos -Aa, forem cruzados entre si, a descendência apresentará 75% dos indivíduos com pêlo cinzento (AA-Aa-Aa-aa) e 25% com pêlo branco (aa), na proporção de 3:1.
Entre os indivíduos de pêlo cinzento, 25% serão homozigotos (AA) e 50% serão heterozigotos (Aa).

P : AA X aa

AA gameta :A
aa gameta : a
F1 : 100% Aa


Aa X Aa
Aa gametas : A e a
F2 : AA, Aa, Aa, aa


Diagrama para Determinação dos Cruzamentos

No estudo de Genética, para facilitar a interpretação dos resultados dos cruzamentos, usamos diagramas, genogramas ou quadrados de Punnett, semelhantes ao tabuleiro do jogo da velha.
Antes de procedermos aos cruzamentos nos genogramas, deveremos sempre determinar previamente os tipos de gametas que cada cruzante produz. Para isso, bastará colocar em cada gameta apenas um gene de cada par.
No cruzamento anterior entre as cobaias F1, podemos montar o diagrama assim:


A a

A AA Aa


a Aa aa

Obs:veja o diagrama no site:

http://br.geocities.com/clickbio/textos/genetica.html

Gregor Mendel



Gregor Johann Mendel (Heizendorf, 20 de Julho de 1822 — Brno, 6 de Janeiro de 1884) foi um monge agostiniano, botânico e meteorologista austríaco.


Nasceu na região de Troppau, na Silésia, que então pertencia à Áustria, e viria a ser baptizado a 22 de Julho, que muitas vezes se confunde com a sua data de nascimento, vindo de uma família de humildes camponeses. Na sua infância revelou-se muito inteligente; em casa costumava observar e estudar as plantas. Sendo um brilhante estudante a sua família encorajou-o a seguir estudos superiores, e mais tarde aos 21 anos a entrar num mosteiro da Ordem de Santo Agostinho em 1843 (actual mosteiro de Brno, República Checa) pois não tinham dinheiro para suportar o custo dos estudos. Obedecendo ao costume ao tornar-se monge, optou um outro nome: "Gregor". Aí Mendel tinha a seu cargo a supervisão dos jardins do mosteiro.
Estudou ainda, durante dois anos, no Instituto de Filosofia de Olmütz (hoje Olomouc, República Checa) e na Universidade de Viena (1851-1853). Desde 1843 a 1854 tornou-se professor de ciências naturais na Escola Superior de Brno, dedicando-se ao estudo do cruzamento de muitas espécies: feijões, chicória, bocas-de-dragão, plantas frutíferas, abelhas, camundongos e principalmente ervilhas cultivadas na horta do mosteiro onde vivia analisando os resultados matematicamente, durante cerca de sete anos. Gregor Mendel, "o pai da genética", como é conhecido, foi inspirado tanto pelos professores como pelos colegas do mosteiro que o pressionaram a estudar a variação do aspecto das plantas. Propôs que a existência de características (tais como a côr) das flores é devido à existência de um par de unidades elementares de hereditariedade, agora conhecidas como genes.
Mas Mendel não só se interessou nas plantas, ele também era meteorologista e estudou as teorias de evolução. Ao longo da sua vida foi membro, director e fundador de muitas sociedades locais: director do Banco da Morávia, foi fundador da Associação Metereológica austríaca, membro da Real e Imperial Sociedade da Morávia e Silésia para melhor agricultura, entre outras. Durante a sua vida, Mendel publicou dois grandes trabalhos agora clássicos: "Ensaio com Plantas Híbridas" (Versuche über Planzenhybriden), que não abrangia mais de trinta páginas impressas e "Hierácias obtidas pela fecundação artificial". Em 1865, formula e apresenta em dois encontros da Sociedade de História Natural de Brno as leis da hereditariedade, hoje chamadas Leis de Mendel, que regem a transmissão dos caracteres hereditários. Após 1868, as tarefas administrativas mantiveram-no tão ocupado que ele não pode dar continuidade às suas pesquisas, vivendo o resto da sua vida em relativa obscuridade.
Morreu a 6 de Janeiro de 1884, em Brno, no antigo Império Austro-Húngaro hoje República Checa de uma doença renal crónica; um homem à frente do seu tempo, mas ignorado durante toda a sua vida.

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Transgênicos


Transgênicos ou organismos geneticamente modificados são produtos que possuem materiais genéticos de outros organismos essa modificação é possível mediante a engenharia genética. Tais produtos geraram uma grande e forte polêmica a cerca do seu cultivo e consumo, pois não se sabe ao certo o que tais produtos provocam no organismo humano e na natureza. Essas polêmicas também têm origem econômica uma vez que países de primeiro mundo rejeitam fortemente tais alimentos como a Europa ocidental e o Japão.
Em 2005, 56% da soja, 30% do algodão e 20% do milho mundial eram transgênicos. Suas vantagens é que são resistentes a insetos e pragas, se adaptam a diferentes climas, são mais produtivos e incorporam substâncias que auxiliam no combate a obesidade, ao colesterol alto e outros. Essas vantagens não são suficientes para convencerem a população que protesta contra estes alimentos. Os protestos aumentaram quando houve suspeitas de que esses produtos podem causar doenças como o câncer, alergia, além de aumentar a resistência contra agros tóxicos e antibióticos.
Na natureza, os transgênicos empobrecem a biodiversidade e eliminam abelhas, minhocas e outros animais e espécies de plantas e também desenvolvem ervas daninhas resistentes. O Brasil é o terceiro maior produtor de transgênicos do mundo perdendo somente para os Estados Unidos e para a Argentina, mas ainda adota posições cautelosas quanto a liberar ou não o cultivo desses produtos.

sexta-feira, 4 de maio de 2007

A Biologia




A biologia é o estudo dos seres vivos (do grego βιος - bios = vida e λογος - logos = estudo). Estuda as características e o comportamento dos organismos, a origem de espécies e a forma como estes interagem uns com os outros e com o seu ambiente. A Biologia é um ramo do conhecimento que exerce grande fascínio em todos que nela se aprofundam, pois tenta explicar os fenômenos ligados à vida e à sua origem. Inicialmente, a biologia tinha um caráter mais contemplativo e descritivo da natureza, no entanto, hoje, os diversos avanços tecnológicos têm permitido um estudo mais investigativo e detalhado dos seres vivos e dos processos biológicos. A grande diversificação e especialização das áreas de estudo da biologia, levou ao surgimento de uma infinidade de termos e conceitos específicos em cada subárea. A biologia abrange um espectro amplo de áreas acadêmicas frequentemente consideradas disciplinas independentes, mas que, no seu conjunto, estudam a vida nas mais variadas escalas.
A vida é estudada à escala atômica e molecular pela biologia molecular, pela bioquímica e pela genética molecular ao nível da célula pela biologia celular e à escala multicelular pela fisiologia, pela anatomia e pela histologia. A biologia do desenvolvimento estuda a vida ao nível do desenvolvimento ou ontogenia do organismo individual.
Subindo na escala para grupos de mais que um organismo, a genética estuda como funciona a hereditariedade entre progenitores e a sua descendência. A genética populacional trabalha ao nível da população, enquanto que a sistemática trabalha com linhagens de muitas espécies. As ligações de indivíduos, populações e espécies entre si e com os seus habitats são estudadas pela ecologia e pela biologia evolutiva.
A biologia está presente no nosso dia-a-dia e influencia diretamente as nossas tomadas de decisão, mesmo que não se perceba de pronto. Alimentos geneticamente modificados, agricultura orgânica, AIDS, gravidez na adolescência, higiene, prática de atividades físicas, preservação do ambiente, poluição, são temas que facilmente explicados com os conhecimentos advindos da biologia. Portanto, o estudo desta ciência requer uma postura mais crítica, para que possamos entender os processos biológicos e tomarmos decisões mais coerentes com a realidade que nos cerca.