TIPOS DE PIRÂMIDES ECOLÓGICAS
· BIOMASSA
· ENERGIA
Representa a quantidade de indivíduos em cada nível trófico da cadeia alimentar.
DIRETA(Produtor de pequeno porte)
PIRÂMIDE DE BIOMASSA
Expressa a quantidade de biomassa, matéria viva acumulada em cada nível trófico da cadeia alimentar.
Biomassa é a massa de matéria orgânica(proteínas,carboidratos,lipídios) de um ser vivo ou de um conjunto de seres vivos que compõem um determinado nível trófico.
É representada pelo peso seco consumido numa cadeia alimentar e expressa a quantidade de matéria orgânica por área. É direta nos ecossistemas terrestres que têm produtores com biomassa muito maior que os consumidores. Porém é invertida em ecossistemas aquáticos onde os produtores são bem menores e consumidos em grande quantidade por consumidores cada vez maiores. Este tipo de ecossistema só pode existir devido ao alto grau de reprodução que é feito pelos produtores representados ali, geralmente o fitoplâncton.
DIRETA
INVERTIDA
(Ecossistemas Aquáticos)
Como a energia apresenta um fluxo decrescente, quanto mais distante dos produtores, menor será a quantidade de energia útil recebida.Por esse motivo,a pirâmide de energia não pode ser invertida.
A energia solar captada pelos produtores vai-se dissipando ao longo das cadeias alimentares sob a forma de calor, uma energia que não é utilizável pelos seres vivos. À medida que esta energia é dissipada pelo ecossistema, ocorre uma permanente compensação com a utilização de energia solar fixada pelos produtores, passando depois através de todos os outros elementos vivos do ecossistema.
O nível energético mais elevado, nos ecossistemas terrestres, é constituído pelas plantas clorofiladas (produtores). O resto do ecossistema fica inteiramente dependente da energia captada por eles, depois de transferido e armazenada em compostos orgânicos. O nível imediato é constituído pelos herbívoros. Um herbívoro obterá, portanto, menos energia das plantas clorofiladas do que estas recebem do Sol. O nível seguinte corresponde ao dos carnívoros. Apenas parte da energia contida nos herbívoros transitará para os carnívoros e assim sucessivamente.
Quanto mais curta for uma cadeia alimentar, maior será, portanto, o aproveitamento da energia.
FLUXO DE MATÉRIA E ENERGIA NOS ECOSSISTEMAS
Os organismos trocam continuamente materiais e energia.As plantas obtêm energia diretamente do sol, através da fotossíntese e os animais obtêm-na a partir das plantas e dos animais de que se alimentam. A matéria orgânica circula dos produtores para os consumidores e volta ao meio, sob a forma de matéria inorgânica (por ação dos decompositores), ficando assim novamente disponível para os produtores
A matéria se mantém num ciclo interminável, ora passa por uma fase inorgânica, ora atravessa uma fase orgânica.Por isso,fala-se de reciclagem da matéria.
A energia, portanto, não segue um caminho cíclico. Ela é unidirecional, pois se dispersa dos seres para o ambiente, sob a forma de calor, não mais sendo recuperável pelos organismos.