Genética - é área da Biologia que estuda a herança biológica ou hereditariedade,que é a transmissão de características de pais para filhos,ao longo das gerações.
Gene - fragmento de DNA cromossômico capaz de determinar a síntese de uma proteína.
Cromossomos homólogos – são cromossomos que apresentam o mesmo tamanho, mesma posição do centrômero e mesma seqüência gênica (um de origem materna e o outro paterna). Cada membro de um par de cromossomos geneticamente equivalentes, presentes em uma célula diplóide, apresentando a mesma seqüência de lócus gênico.
Locus ou Loco – Posição ocupada por um gene no cromossomo.
Genes Alelos – são genes situados no mesmo lócus de cromossomos homólogos, responsáveis pela determinação de um mesmo caráter.
Caráter ou característica - São as particularidades de um indivíduo. Ex: a cor de uma flor, o tipo de cabelo de uma pessoa,etc.
Homozigótico ou Puro -Indivíduo em que os dois genes alelos são idênticos.Dominantes ou recessivos.Ex: AA ou aa.
Heterozigótico ou híbrido - Indivíduo em que os dois alelos de um gene são diferentes entre si. Ex: Aa e VB.
Dominância - Propriedade de um alelo (dominante) de produzir o mesmo fenótipo tanto em condição homozigótica quanto heterozigótica.
Recessivo - Quando o alelo precisar estar em dose dupla para se manifestar,pois sozinho não se manifesta,ele é chamado de recessivo.
Fenótipo - Características ou conjunto de características físicas, fisiológicas ou comportamentais de um ser vivo. Ex: flor vermelha, cabelos crespos, etc. O fenótipo é o resultado da interação do genótipo + influência do meio ambiente.
Genótipo – é a constituição genética de um indivíduo.
Geração Parental (P) – Primeiros indivíduos cruzados de uma prole em estudo.
Geração F1 – os primeiros descendentes da geração parental, 1ª geração de filhos.
Geração F2 – resultado da auto-fecundação da geração F1, 2ª geração de filhos.