quinta-feira, 15 de março de 2012

FOTOS - CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA - 2012- SALVADOR

Planta brasileira apresenta folhas carnívoras subterrâneas

Projeto de Iniciação Científica realizado por Caio Guilherme Pereira, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e coordenado pelo Professor Rafael Silva Oliveira traz uma nova descoberta: uma planta que apresenta folhas subterrâneas carnívoras.
A planta em questão é a Philcoxia minensis, espécie endêmica do cerrado brasileiro. Aparentemente, é uma planta bastante delicada, com galhos muito finos e que possui floração de cor arroxeada. Mas, subterraneamente, essa planta apresenta minúsculas folhas (entre 0,5mm a 1,5mm de largura) com inúmeras glândulas na superfície, que são responsáveis pela captura e pela digestão de pequenos nematoides.
Planta endêmica do Cerrado
O botânico Peter Fritsch, da California Academy of Sciences (EUA), foi o primeiro pesquisador a levantar a hipótese de que essa planta fosse carnívora; entretanto, faltavam-lhe evidências mais conclusivas. Peter não havia conseguido comprovar que as folhas apresentavam capacidade de digerir as presas, condição necessária para que uma planta seja considerada carnívora.
Para provar essa capacidade de digestão, Caio cultivou colônias de bactérias marcadas com elemento radioativo e ofereceu essas bactérias para os nematoides. Posteriormente, os nematoides foram colocados juntamente com as plantas. Como o elemento radioativo é cumulativo, ou seja, fica acumulado no organismo através da cadeia alimentar, se as plantas apresentassem radioatividade, eles poderiam comprovar que elas eram realmente carnívoras.
Foi exatamente o que os pesquisadores encontraram ao analisar as folhas após o experimento. Além disso, através de análises bioquímicas, os pesquisadores também verificaram a presença de fosfatases, enzimas digestivas na superfície das folhas, comprovando que a Philcoxia minensis é mesmo uma planta carnívora.
Outro fator muito importante dessa pesquisa é que essa estratégia de captura, através de folhas subterrâneas, é única entre as plantas carnívoras e é a primeira vez que se observam nematoides entre as vítimas.
O trabalho original foi publicado na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences” (PNAS), com colaboração de pesquisadores americanos e australianos. O estudo foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).




Roseira é uma Angiosperma,cadê o fruto?

Quando a rosa perde suas pétalas podemos ver o seu fruto (imagem). A roseira possui um fruto classificado como agregado, onde pequenos frutos estão unidos. O fruto encontrado nas rosas recebe o nome de aquênio, isto é, um fruto seco que contem uma semente.

 

sábado, 26 de novembro de 2011

PIRÂMIDES ECOLÓGICAS OU TRÓFICAS

São representações gráficas das cadeias alimentares.É formada por retângulos horizontais sobrepostos.O retângulo da base representa os produtores(plantas,algas ou cianobactérias),os outros retângulos serão representados pelos:os consumidores de primeira ordem,consumidores de segunda ordem,consumidores de terceira ordem e assim sucessivamente.





















TIPOS DE PIRÂMIDES ECOLÓGICAS


· NÚMEROS
· BIOMASSA
· ENERGIA


PIRÂMIDE DE NÚMEROS:


Representa a quantidade de indivíduos em cada nível trófico da cadeia alimentar.

DIRETA(Produtor de pequeno porte)











INVERTIDA(produtor de grande porte)










PIRÂMIDE DE BIOMASSA

Expressa a quantidade de biomassa, matéria viva acumulada em cada nível trófico da cadeia alimentar.
Biomassa é a massa de matéria orgânica(proteínas,carboidratos,lipídios) de um ser vivo ou de um conjunto de seres vivos que compõem um determinado nível trófico.
É representada pelo peso seco consumido numa cadeia alimentar e expressa a quantidade de matéria orgânica por área. É direta nos ecossistemas terrestres que têm produtores com biomassa muito maior que os consumidores. Porém é invertida em ecossistemas aquáticos onde os produtores são bem menores e consumidos em grande quantidade por consumidores cada vez maiores. Este tipo de ecossistema só pode existir devido ao alto grau de reprodução que é feito pelos produtores representados ali, geralmente o fitoplâncton.

DIRETA













INVERTIDA
(Ecossistemas Aquáticos)









PIRÂMIDE DE ENERGIA


Expressa a quantidade de energia acumulada em cada nível da cadeia alimentar.
Como a energia apresenta um fluxo decrescente, quanto mais distante dos produtores, menor será a quantidade de energia útil recebida.Por esse motivo,a pirâmide de energia não pode ser invertida.
A energia solar captada pelos produtores vai-se dissipando ao longo das cadeias alimentares sob a forma de calor, uma energia que não é utilizável pelos seres vivos. À medida que esta energia é dissipada pelo ecossistema, ocorre uma permanente compensação com a utilização de energia solar fixada pelos produtores, passando depois através de todos os outros elementos vivos do ecossistema.
O nível energético mais elevado, nos ecossistemas terrestres, é constituído pelas plantas clorofiladas (produtores). O resto do ecossistema fica inteiramente dependente da energia captada por eles, depois de transferido e armazenada em compostos orgânicos. O nível imediato é constituído pelos herbívoros. Um herbívoro obterá, portanto, menos energia das plantas clorofiladas do que estas recebem do Sol. O nível seguinte corresponde ao dos carnívoros. Apenas parte da energia contida nos herbívoros transitará para os carnívoros e assim sucessivamente.
Quanto mais curta for uma cadeia alimentar, maior será, portanto, o aproveitamento da energia.


DIRETA

















FLUXO DE MATÉRIA E ENERGIA NOS ECOSSISTEMAS

Os organismos trocam continuamente materiais e energia.As plantas obtêm energia diretamente do sol, através da fotossíntese e os animais obtêm-na a partir das plantas e dos animais de que se alimentam. A matéria orgânica circula dos produtores para os consumidores e volta ao meio, sob a forma de matéria inorgânica (por ação dos decompositores), ficando assim novamente disponível para os produtores

FLUXO DE MATÉRIA
























Nos ecossistemas, a matéria circula dos produtores para os consumidores e volta ao meio, sob a forma de matéria inorgânica (por ação dos decompositores), ficando assim novamente disponível para os produtores.A matéria circula nos ecossistemas de maneira cíclica e contínua (pois esta constantemente a renovar-se), ao contrário do que acontece com o fluxo de energia.
A matéria se mantém num ciclo interminável, ora passa por uma fase inorgânica, ora atravessa uma fase orgânica.Por isso,fala-se de reciclagem da matéria.

FLUXO DE ENERGIA















O sol é a fonte primária de energia para todos os ecossistemas. Parte da energia solar é fixada pelas plantas nos compostos orgânicos por elas sintetizados. A energia acumulada nesses compostos transfere-se das plantas para os animais através das diversas cadeias alimentares. A energia proveniente do sol captada pelos produtores vai-se perdendo ao longo das cadeias alimentares sob forma de calor, uma energia que não é usada pelos seres vivos. A energia que cada ser perde em suas atividades não retornará,por isso fala-se em fluxo de energia unidirecional ou acíclico.
A energia, portanto, não segue um caminho cíclico. Ela é unidirecional, pois se dispersa dos seres para o ambiente, sob a forma de calor, não mais sendo recuperável pelos organismos.




sexta-feira, 25 de novembro de 2011

ECOLOGIA

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS
















Existem vários níveis hierárquicos de organização entre os seres vivos, começando pelos átomos e terminando na biosfera. Cada um desses níveis é motivo de estudo para os biólogos.


Átomos e moléculas

Os átomos forma toda a matéria que existe. Eles se unem por meio de ligações químicas para formar as moléculas, desde moléculas simples como a água (H2O), até moléculas complexas como proteínas, que possuem de centenas a milhares de átomos.A matéria viva é formada principalmente pela união dos átomos (C) Carbono, (H) Hidrogênio, (O) Oxigênio e (N) Nitrogênio.


Organelas e Células


As organelas são estruturas(mitocôndrias,cloroplastos,etc) presentes no interior das células, que desempenham funções específicas. São formadas a partir da união de várias moléculas. A célula é a unidade básica da vida, sendo imprescindível para a existência dela. Existem vários tipos de células(neurônios,musculares,etc), cada uma com sua função específica.

Tecidos


Os tecidos(nervoso,ósseo,sanguíneo,etc) são formados pela união de células especializadas. Os tecidos estão presentes apenas em alguns organismos multicelulares como as plantas e animais. Um exemplo de tecido é o muscular tem a função de produzir os movimentos musculares, o tecido ósseo, formado pelas células ósseas tem a função de sustentar o organismo.

Órgãos


Os tecidos se organizam e se unem, formando os órgãos. Eles são formados de vários tipos de tecidos, por exemplo. O coração é formado por tecido muscular, sanguíneo e tecido nervoso. Os ossos são formados por tecido ósseo, sanguíneo e nervoso.

Sistemas


Os sistemas são formados pela união de vários órgãos, que se trabalham em conjunto para exercer uma determinada função corporal, por exemplo, o sistema digestório, que é formado por vários órgãos, como boca, estômago, intestino, glândulas, etc.


Organismo


A união de todos os sistemas forma o organismo, que pode ser uma pessoa, uma planta, um peixe, um cachorro, um pássaro, um verme, etc.


População


Dificilmente um organismo vive isolado, ele interage com outros organismos da mesma espécie e de outras espécies, e também com o meio ambiente. O conjunto de organismos da uma mesma espécie, interagindo entre si e que habitam uma determinada região, em uma determinada época, chama-se população.

Comunidade


O conjunto de indivíduos de diferentes espécies interagindo entre si numa determinada região geográfica, ou seja, conjunto de diferentes populações vivendo juntas e interagindo é chamado de comunidade.

Ecossistema

O ecossistema é o conjunto dos seres vivos da comunidade, com os fatores não vivos, como temperatura, luminosidade, umidade e componentes químicos. Esses fatores não vivos são chamados de fatores abióticos. Os seres vivos são chamados de fatores bióticos. A interação entre os seres bióticos e os abióticos recebe o nome de ecossistema. Por exemplo, uma população de jacarés que está tomando sol em cima de uma pedra, nas margens de um rio.Exemplos de ecossistemas: rio,lagoa,floresta,cerrado,aquário(artificial),etc.

Biosfera


A biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas do planeta Terra. A biosfera é a mais alta de todas as hierarquias.

NÍVEIS ECOLÓGICOS:

POPULAÇÃO - COMUNIDADE – ECOSSISTEMA - BIOSFERA

ECOLOGIA
























A palavra Ecologia tem origem no grego "oikos", que significa casa, e "logos", estudo. Logo, por extensão seria o estudo da casa, ou, de forma mais genérica, do lugar onde se vive.
Estuda as interações entre osseres vivos e o ambiente em que vivem.


ECOSSISTEMA



















É o conjunto de componentes abióticos e bióticos que num determinado meio trocam matéria e energia.
É uma parte da Biosfera que pode ser estudada isoladamente.Ex:floresta,mar,rio,lagoa,aquário(artificial),etc.


Componentes de um Ecossistema:


Abióticos ou biótopo:não-vivos como: luz,temperatura,umidade,O2,nutrientes,etc
Bióticos,biocenose ou biota:seres vivos.

BIÓTICOS


Produtores ou Autotróficos:São seres que produzem seu próprio alimento.Transformam substâncias inorgânicas do meio em substâncias orgânicas.Ex:Cianobactérias,algas e plantas(Fotossíntese)/Bactérias(Quimiossíntese)


Consumidores ou Heterotróficos:São seres que não produzem o seu alimento. Os consumidores são incapazes de sintetizarem matéria orgânica a partir de matéria inorgânica e, por isso, alimentam-se direta ou indiretamente dos produtores. Ex: bactérias protozoários, vermes, insetos, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, incluindo os humanos.

Tipos de Consumidores:


1ª Ordem:Se alimentam de produtores.São herbívoros(alimentam de plantas e algas)
2ª Ordem:Se alimentam de consumidores de 1ª ordem.São carnívoros(alimentam de animais) ou onívoros(alimentam de animais e vegetais).
3ª Ordem:Se alimentam de consumidores de 2ª ordem. São carnívoros(alimentam de animais) ou onívoros(alimentam de animais e vegetais).
4ª Ordem:Se alimentam de consumidores de 3ª ordem. São carnívoros(alimentam de animais) ou onívoros(alimentam de animais e vegetais).
E assim sucessivamente.


Decompositores:São organismos que se alimentam de cadáveres e resíduos(fezes e urina).Exemplos:bactérias e fungos.Vivem no solo e fundo de ecossistemas aquáticos.Eles fazem a reciclagem da matéria.Decompõem, matéria orgânica dos seres mortos em sais minerais, água e dióxido de carbono, que são depois reutilizados pelos produtores, num processo natural de reciclagem.


Detritívoros:São organismos que se alimentam de animais e vegetais em decomposição.Exemplos:urubu,minhoca,camarão.

CADEIA ALIMENTAR


É uma sequência de seres vivos que um serve de alimento para o outro,havendo transferência de matéria e energia. É a maneira de expressar as relações de alimentação entre os organismos de um ecossistema, incluindo os produtores, os consumidores e os decompositores.
Ao longo da cadeia alimentar há uma transferência de energia e de nutrientes, sempre no sentido dos produtores para os consumidores.



























TEIA OU REDE ALIMENTAR

É um conjunto de cadeias alimentares ligadas entre si. A teia alimentar acontece quando um organismo se alimenta de diversos seres vivos, assim como ele serve de alimento para outros seres vivos, nesse processo as cadeias alimentares acabam se encontrando, formando então a teia alimentar.














NÍVEIS TRÓFICOS

É a classificação dos seres de acordo com o tipo de alimentação.Trófico=alimento

Produtores=1° nível trófico
Consumidores de 1ª ordem= 2° nível trófico
Consumidores de 2ª ordem= 3° nível trófico
Consumidores de 3ª ordem= 4° nível trófico
E assim sucessivamente
Decompositores=último nível trófico

HÁBITAT E NICHO ECOLÓGICO












Hábitat é o local onde esse indivíduo pode ser encontrado em um ecossistema.
Nicho ecológico é uma expressão usada para designar a função do organismo dentro do organismo.
o habitat representar o "endereço" da espécie e o nicho ecológico ser equivalente à "profissão".
Quando encontramos algum inseto vivendo em uma planta, esta representa o seu habitat natural, ao observamos seus alimentos, sua forma de reprodução e seus costumes, estamos nos referindo ao seu nicho ecológico.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

ROTEIRO PROJETO ESCOLA FLUTUANTE 2011

VEJA O ROTEIRO - PROJETO ESCOLA FLUTUANTE- SEÇÃO ATIVIDADES - ANO 2007

terça-feira, 18 de outubro de 2011

2ª LEI DE MENDEL - Lei da Independência dos Caracteres

Cada par de fatores(alelos) age na manifestação do seu caráter independentemente,como se os demais não existissem.Ex:indivíduo AaBb- gametas: AB , Ab , aB e ab



















Ex: Na espécie humana,por exemplo,os genes para cor dos cabelos,para aspecto liso ou crespo dos mesmos ou para a cor dos olhos ou da pele são totalmente independentes nas suas atividades.Assim,uma pessoa pode ter pele parda,cabelos crespos porém louros e olhos verdes.


DIIBRIDISMO

É o estudo de todos os cruzamentos nos quais se leva em conta a transmissão simultânea de dois caracteres diferentes dos cruzantes aos seus descendentes.
Ex:Do cruzamento de ervilhas amarelas e lisas(homozigótica dominante) com ervilhas verdes e rugosas(homozigóticas recessivas),os genótipos e fenótipos de F1 e F2 são:
















amarelas e lisas(homozigótica dominante) X verdes e rugosas(homozigóticas recessivas)
VVRR X vvrr

F1:genótipos= 100% VvRr ; fenótipos= 100% amarelas e lisas

VvRr X VvRr

F2:genótipos e fenótipos:

VVRR= 1/16 VVRr=2/16 VvRR=2/16 VvRr=4/16 - 9/16 amarelas e lisas(duas manifestações dominantes)

VVrr=1/16 Vvrr=2/16 - 3/16 amarelas e rugosas(uma dominante e uma recessiva)

vvRR=1/16 vvRr=2/16 - 3/16verdes e lisas(uma recessiva e uma dominante)

vvrr=1/16 - 1/16 verdes e rugosas(duas manifestações recessivas)

Através da análise de resultados obtidos pela autofecundação e cruzamento entre diíbridos _ heterozigotos para dois caracteres;
Mendel concluiu que os fatores responsáveis por um par segregam-se nos gametas e tornam a juntar-se aos pares nos descendentes sem qualquer ligação com os fatores para outros caracteres. Isso permitiu-lhe enunciar um segundo princípio, que se tornou famoso como a Segunda Lei de Mendel ou Lei da Independência dos caracteres. Cada par de alelos age na manifestação do seu caráter independentemente, como se os demais não existissem. O diibridismo é o estudo de todos os cruzamentos e autofecundação nos quais se levam em conta a transmissão simultânea em dois caracteres diferentes nos parentais e seus descendentes. E, nesses casos, os dois pares de alelos devem situar-se em cromossomos independentes, não homólogos. Assim, na formação dos gametas, um par de alelos não terá qualquer interferência sobre o outro. Se os alelos para os dois caracteres estivessem no mesmo cromossomo, eles não se separariam independentemente e as possibilidades de genótipos formados seriam bem menores. Na verdade, a reparação ou disjunção é dos cromossomos e não dos genes. Pode ser enunciado assim o que ficou conhecido como a Segunda Lei de Mendel: “ Na formação dos gametas, os alelos de um gene existentes em um par de cromossomos homólogos separam-se independentemente de qualquer outro par de alelos existentes outro par de homólogos.

domingo, 11 de setembro de 2011

SEXO E HERANÇA GENÉTICA



  • CROMOSSOMOS AUTOSSOMOS = 44 A


  • CROMOSSOMOS SEXUAIS = X e Y

    CARIÓTIPO HUMANO















DETERMINAÇÃO DO SEXO X e Y














MULHER
44 A + XX 44
Óvulos: 22 A + X e 22A +X

HOMEM
44 A + XY
Espermatozóides:22A +X e 22A + Y





















• HERANÇA AUTOSSÔMICA: Os genes estão localizados nos cromossomos autossomos. O caráter se manifesta na mesmo proporção em homens e mulheres. Ex:cor dos olhos,tipo de cabelo,etc.
• HERANÇA DO SEXO
: Os genes estão localizados nos cromossomos sexuais (X ou Y) ou nos cromossomos autossomos. Ex: Daltonismo(X)

CROMOSSOMOS X E Y , PARCIALMENTE HOMÓLOGOS












HERANÇA LIGADA AO CROMOSSOMO SEXUAL X

• Genes localizados na região de X,não homóloga a Y.
• Todos os filhos de uma mulher daltônica são daltônicos.

DALTONISMO









CRUZAMENTO: Xd Xd (mulher daltônica) x XDY(homem normal)
XD Xd,XD Xd,XdY,XdY

50% MULHERES NORMAIS,PORÉM PORTADORAS DO GENE DO DALTONISMO
50% HOMENS DALTÔNICOS

















Pessoas daltônicas não conseguem distinguir o número em verde.


HEMOFILIA











CRUZAMENTO:XhXh(mulher hemofílica) x XHY(homem normal)
XHXh,XHXh,XhY,XhY
50% MULERES NORMAIS,PORÉM PORTADORAS DO GENE DA HEMOFILIA
50% HOMENS HEMOFÍLICOS

HERANÇA LIGADA AO CROMOSSOMO SEXUAL Y:GENES HOLÂNDRICOS(ANDRO=MASCULINO) OU HERANÇA RESTRITA AO SEXO

• Genes localizados no cromossomo y
• Passa do pai para os filhos(meninos)
EX: Genes SKY(gene que desencadeia a diferenciação do testículo nos mamíferos)

HERANÇA LIMITADA AO SEXO

• Genes localizados nos cromossomos autossomos,presentes em ambos os sexos,expressam-se apenas em um deles.(Hormônios)















EX:Hipertricose auricular(presença de longos pêlos nas orelhas)
Ex:Genes envolvidos na produção de leite em mamíferos

HERANÇA INFLUENCIADA PELO SEXO

• Genes localizados nos cromossomos autossomos,expressam-se em ambos os sexos,porém de maneira diferente.













EX:Calvície(C) HOMEM(DOMINANTE)=CC,Cc
MULHER(RECESSIVO)=CC