sábado, 26 de novembro de 2011

PIRÂMIDES ECOLÓGICAS OU TRÓFICAS

São representações gráficas das cadeias alimentares.É formada por retângulos horizontais sobrepostos.O retângulo da base representa os produtores(plantas,algas ou cianobactérias),os outros retângulos serão representados pelos:os consumidores de primeira ordem,consumidores de segunda ordem,consumidores de terceira ordem e assim sucessivamente.





















TIPOS DE PIRÂMIDES ECOLÓGICAS


· NÚMEROS
· BIOMASSA
· ENERGIA


PIRÂMIDE DE NÚMEROS:


Representa a quantidade de indivíduos em cada nível trófico da cadeia alimentar.

DIRETA(Produtor de pequeno porte)











INVERTIDA(produtor de grande porte)










PIRÂMIDE DE BIOMASSA

Expressa a quantidade de biomassa, matéria viva acumulada em cada nível trófico da cadeia alimentar.
Biomassa é a massa de matéria orgânica(proteínas,carboidratos,lipídios) de um ser vivo ou de um conjunto de seres vivos que compõem um determinado nível trófico.
É representada pelo peso seco consumido numa cadeia alimentar e expressa a quantidade de matéria orgânica por área. É direta nos ecossistemas terrestres que têm produtores com biomassa muito maior que os consumidores. Porém é invertida em ecossistemas aquáticos onde os produtores são bem menores e consumidos em grande quantidade por consumidores cada vez maiores. Este tipo de ecossistema só pode existir devido ao alto grau de reprodução que é feito pelos produtores representados ali, geralmente o fitoplâncton.

DIRETA













INVERTIDA
(Ecossistemas Aquáticos)









PIRÂMIDE DE ENERGIA


Expressa a quantidade de energia acumulada em cada nível da cadeia alimentar.
Como a energia apresenta um fluxo decrescente, quanto mais distante dos produtores, menor será a quantidade de energia útil recebida.Por esse motivo,a pirâmide de energia não pode ser invertida.
A energia solar captada pelos produtores vai-se dissipando ao longo das cadeias alimentares sob a forma de calor, uma energia que não é utilizável pelos seres vivos. À medida que esta energia é dissipada pelo ecossistema, ocorre uma permanente compensação com a utilização de energia solar fixada pelos produtores, passando depois através de todos os outros elementos vivos do ecossistema.
O nível energético mais elevado, nos ecossistemas terrestres, é constituído pelas plantas clorofiladas (produtores). O resto do ecossistema fica inteiramente dependente da energia captada por eles, depois de transferido e armazenada em compostos orgânicos. O nível imediato é constituído pelos herbívoros. Um herbívoro obterá, portanto, menos energia das plantas clorofiladas do que estas recebem do Sol. O nível seguinte corresponde ao dos carnívoros. Apenas parte da energia contida nos herbívoros transitará para os carnívoros e assim sucessivamente.
Quanto mais curta for uma cadeia alimentar, maior será, portanto, o aproveitamento da energia.


DIRETA

















FLUXO DE MATÉRIA E ENERGIA NOS ECOSSISTEMAS

Os organismos trocam continuamente materiais e energia.As plantas obtêm energia diretamente do sol, através da fotossíntese e os animais obtêm-na a partir das plantas e dos animais de que se alimentam. A matéria orgânica circula dos produtores para os consumidores e volta ao meio, sob a forma de matéria inorgânica (por ação dos decompositores), ficando assim novamente disponível para os produtores

FLUXO DE MATÉRIA
























Nos ecossistemas, a matéria circula dos produtores para os consumidores e volta ao meio, sob a forma de matéria inorgânica (por ação dos decompositores), ficando assim novamente disponível para os produtores.A matéria circula nos ecossistemas de maneira cíclica e contínua (pois esta constantemente a renovar-se), ao contrário do que acontece com o fluxo de energia.
A matéria se mantém num ciclo interminável, ora passa por uma fase inorgânica, ora atravessa uma fase orgânica.Por isso,fala-se de reciclagem da matéria.

FLUXO DE ENERGIA















O sol é a fonte primária de energia para todos os ecossistemas. Parte da energia solar é fixada pelas plantas nos compostos orgânicos por elas sintetizados. A energia acumulada nesses compostos transfere-se das plantas para os animais através das diversas cadeias alimentares. A energia proveniente do sol captada pelos produtores vai-se perdendo ao longo das cadeias alimentares sob forma de calor, uma energia que não é usada pelos seres vivos. A energia que cada ser perde em suas atividades não retornará,por isso fala-se em fluxo de energia unidirecional ou acíclico.
A energia, portanto, não segue um caminho cíclico. Ela é unidirecional, pois se dispersa dos seres para o ambiente, sob a forma de calor, não mais sendo recuperável pelos organismos.




2 comentários:

Carlos Parauapebas disse...

Muito boa essa materia me ajudou muito

Unknown disse...

interessante essa materia foi muito util pra mim