quinta-feira, 10 de maio de 2007

Transgênicos


Transgênicos ou organismos geneticamente modificados são produtos que possuem materiais genéticos de outros organismos essa modificação é possível mediante a engenharia genética. Tais produtos geraram uma grande e forte polêmica a cerca do seu cultivo e consumo, pois não se sabe ao certo o que tais produtos provocam no organismo humano e na natureza. Essas polêmicas também têm origem econômica uma vez que países de primeiro mundo rejeitam fortemente tais alimentos como a Europa ocidental e o Japão.
Em 2005, 56% da soja, 30% do algodão e 20% do milho mundial eram transgênicos. Suas vantagens é que são resistentes a insetos e pragas, se adaptam a diferentes climas, são mais produtivos e incorporam substâncias que auxiliam no combate a obesidade, ao colesterol alto e outros. Essas vantagens não são suficientes para convencerem a população que protesta contra estes alimentos. Os protestos aumentaram quando houve suspeitas de que esses produtos podem causar doenças como o câncer, alergia, além de aumentar a resistência contra agros tóxicos e antibióticos.
Na natureza, os transgênicos empobrecem a biodiversidade e eliminam abelhas, minhocas e outros animais e espécies de plantas e também desenvolvem ervas daninhas resistentes. O Brasil é o terceiro maior produtor de transgênicos do mundo perdendo somente para os Estados Unidos e para a Argentina, mas ainda adota posições cautelosas quanto a liberar ou não o cultivo desses produtos.

sexta-feira, 4 de maio de 2007

A Biologia




A biologia é o estudo dos seres vivos (do grego βιος - bios = vida e λογος - logos = estudo). Estuda as características e o comportamento dos organismos, a origem de espécies e a forma como estes interagem uns com os outros e com o seu ambiente. A Biologia é um ramo do conhecimento que exerce grande fascínio em todos que nela se aprofundam, pois tenta explicar os fenômenos ligados à vida e à sua origem. Inicialmente, a biologia tinha um caráter mais contemplativo e descritivo da natureza, no entanto, hoje, os diversos avanços tecnológicos têm permitido um estudo mais investigativo e detalhado dos seres vivos e dos processos biológicos. A grande diversificação e especialização das áreas de estudo da biologia, levou ao surgimento de uma infinidade de termos e conceitos específicos em cada subárea. A biologia abrange um espectro amplo de áreas acadêmicas frequentemente consideradas disciplinas independentes, mas que, no seu conjunto, estudam a vida nas mais variadas escalas.
A vida é estudada à escala atômica e molecular pela biologia molecular, pela bioquímica e pela genética molecular ao nível da célula pela biologia celular e à escala multicelular pela fisiologia, pela anatomia e pela histologia. A biologia do desenvolvimento estuda a vida ao nível do desenvolvimento ou ontogenia do organismo individual.
Subindo na escala para grupos de mais que um organismo, a genética estuda como funciona a hereditariedade entre progenitores e a sua descendência. A genética populacional trabalha ao nível da população, enquanto que a sistemática trabalha com linhagens de muitas espécies. As ligações de indivíduos, populações e espécies entre si e com os seus habitats são estudadas pela ecologia e pela biologia evolutiva.
A biologia está presente no nosso dia-a-dia e influencia diretamente as nossas tomadas de decisão, mesmo que não se perceba de pronto. Alimentos geneticamente modificados, agricultura orgânica, AIDS, gravidez na adolescência, higiene, prática de atividades físicas, preservação do ambiente, poluição, são temas que facilmente explicados com os conhecimentos advindos da biologia. Portanto, o estudo desta ciência requer uma postura mais crítica, para que possamos entender os processos biológicos e tomarmos decisões mais coerentes com a realidade que nos cerca.