quinta-feira, 26 de julho de 2007

ATIVIDADES

COLÉGIO ESTADUAL ODORICO TAVARES
PROFª LUCIANE CANTALICE - BIOLOGIA- 3° ANO
AVALIAÇÃO: IVª UNIDADE
PROJETO: ESCOLA FLUTUANTE
NAVEGANDO NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS - 2011

ATIVIDADE: Elaborar um relatório

PASSOS PARA ATIVIDADE:

1º Registrar os problemas ambientais observados no percurso pela Baía de Todos os Santos (lançamento de esgotos, lixo, etc)

2º Entrevistar a comunidade da Ilha de Bom Jesus dos Passos (impactos ambientais: poluição, pesca predatória, participação da comunidade no processo da preservação ambiental, etc.)

3º Fazer o relatório e registro dos impactos ambientais (fotos com a identificação do tipo de impacto ambiental e local).




COLÉGIO ESTADUAL ODORICO TAVARES
ATIVIDADE DE BIOLOGIA
PROFª : LUCIANE CANTALICE


O Forte de São Marcelo foi erguido em 1650 sobre um pequeno banco de areia, a cerca de 300 metros da costa, fronteiro ao centro histórico da cidade, e destaca-se por se encontrar dentro das águas. A sua construção visava principalmente evitar o retorno de invasores holandeses.
Está situado completamente dentro do mar e, em seu interior podemos encontrar o Museu do Mar. Essa atividade de Biologia tem como objetivo descrever sobre as espécies marinhas em seu entorno e os impactos ambientais.

Etapas:

1ª visita ao Forte São Marcelo;
2° Observação e registro de dados;
3° Relatório em equipe.

• Com base no vídeo assistido no Museu do M\ar e pesquisas, quais as espécies da fauna marinha no entorno do Forte de São Marcelo? Descreva suas características e diga de grupo pertence, se vertebrados ou invertebrados.

• Craca é o nome popular dado a um tipo de animal que costuma viver no fundo de embarcações, em estruturas construídas dentro do mar, em troncos à deriva, etc. Fale sobre as Cracas evidenciando:
1. Nome científico;
2. Classificação (Filo, sub-filo, classe);
3. Características do animal, hábito e habitat;
4. Curiosidades.

• Explique de que maneira a construção no meio do mar pode influenciar a fauna marinha.


• Descreva sobre os impactos ambientais,a poluição, nas proximidades do Forte.





ATIVIDADE: OBSERVANDO TRAÇOS HUMANOS HEREDITÁRIOS
-MONOIBRIDISMO COM DOMINÂNCIA ABSOLUTA OU COMPLETA-



Diversas características humanas são herdadas segundo o padrão de herança monogênica. Por exemplo capacidade de enrolar a língua na forma de uma letra U é condicionada por um alelo dominante,que as pessoas homozigóticas recessivas são incapazes de fazer.Outra característica condicionada por um alelo dominante é o lobo solto das orelhas;a pessoa homozigótica recessiva tem sempre os lobos presos.Outros exemplos como a forma do rosto,furo no queixo e a presença de sardas,também é determinado por um par de genes,ou seja herança monogênica.
Essa atividade de genética tem como objetivo observar algumas características hereditárias nas pessoas, utilizando o ambiente escolar para coleta dados, analisar os resultados e resolver as questões.


CARACTERÍSTICA 1 CARACTERÍSTICA 2

1-FORMA DO LOBO DA ORELHA NÚMERO DE DEDOS
P- lobo solto N-polidactilia
p- lobo preso n-normal

2-CAPACIDADE DE ENROLAR A LÍNGUA MECHA BRANCA NO CABELO
R-enrolar a língua M-mecha branca
r-não enrolar a língua n-sem mecha branca

3-CANHOTO/DESTRO SARDA
C-destro S-sarda
c-canhoto s-sem sarda

4-CAPACIDADE DE ENROLAR A LÍNGUA FURO NO QUEIXO
R-enrolar a língua P-ausente
r-não enrolar a língua p-presente

5-FORMA DO ROSTO BICO-DE-VIÚVA
Q-oval A-presente
q-quadrado a-ausente

6-CANHOTO/DESTRO BICO DE VIÚVA
C-destro A-presente
c-canhoto a-ausente

7-PIGMENTAÇÂO DA PELE FURO NO QUEIXO
A-pigmentação normal P-ausente
a-albino p-ausente

8-VISÃO SARDA
M-visão normal S-sarda
m-míope s-sem sarda

QUESTÕES:

1-De acordo com as letras utilizadas para representar os genes de cada característica, qual fenótipo é determinado pelo gene dominante e pelo gene recessivo para cada caráter?
02-Quantas pessoas foram consultadas para cada caráter?
03-Para cada caráter, quantas pessoas apresentaram o fenótipo determinado pelo gene dominante e pelo gene recessivo?
04-O fenótipo determinado pelo gene dominante está presente numa população com uma freqüência maior do que o do gene recessivo?Explique e exemplifique com seus dados.
05-O gene por ser dominante significa que ele seja melhor do que o recessivo?Explique.
06-Do casamento de um homem homozigótico dominante, com uma mulher homozigótica recessiva. Encontre os genótipos e fenótipos de F1 e F2 para as duas características separadamente.




ATIVIDADE : FEIRA DE RECICLAGEM
A Terra comporta aproximadamente 5 bilhões de habitantes. No decorrer deste século, a população mundial dobrou de tamanho, porém a quantidade de lixo produzido no mesmo período aumentou numa proporção muito maior.Desprezado, visto como um incômodo na vida moderna, o lixo, quando muito, recebe a nossa atenção na hora em que é descartado. Esta, entretanto, é uma visão que começa a mudar aos poucos no país.
Com a ameaça de esgotamento dos recursos naturais e a crescente defesa do meio ambiente, a reciclagem vem ganhando espaço, embora os índices ainda sejam modestos e o desperdício muito grande.Cerca de 35% do lixo que vai para os aterros é composto por materiais que poderiam ser reciclados ou reutilizados. Este panorama não é muito diferente na Bahia, onde estima-se que apenas 4% da população destine o seu lixo à reciclagem.
Esta atividade de Educação Ambiental,é o resultado de um projeto desenvolvido por Luciane Cantalice,professora de Biologia do Colégio Estadual Odorico Tavares.Essa atividade segue uma proposta interdisciplar. E tem como objetivo conscientizar os alunos da necessidade de se reciclar materiais como plástico, vidros, papel, alumínio, etc, visando a conservação dos recursos naturais e preservação do meio ambiente.


PASSOS PARA A ATIVIDADE :


1º- Sorteio dos temas ( papel, plástico, alumínio, vidro e alimentos); Cada turma desenvolverá o trabalho sobre um material reciclável.
2º- Divisão dos grupos de cada turma :
Equipe de estudo: Pesquisa (livros,revistas,Internet)e explicação do assunto ,apresentação de vídeos de projetos de reciclagem.
Equipe de objetos : Fazer e explicar como foram feitos os objetos ou as receitas utilizando cascas, talos, folhas, etc, do material reutilizado;
Equipe de Teatro: Escrever e participar da peça;
Equipe de Música : Escrever a letra da música, cantar e utilizar instrumentos musicais no dia da apresentação;
Equipe de Organização :Organizar a atividade, acompanhar os ensaios das equipes de música e teatro, recolher o material da turma para ornamentar a sala etc, dar suporte as outras equipes ;
3º No dia da feira , a sala deverá estar ornamentada de acordo com o tema, cartazes, enfeites, etc. Cada turma deverá ter um representante na entrada (recepção), vestido a caráter . Cada apresentação dura 30 minutos. Então nesse tempo deverá ocorrer todas as apresentações estudo, objetos , teatro e música. Cada turma terá que fazer três apresentações. ( ver horário a seguir )


COLÉGIO ESTADUAL ODORICO TAVARES
HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO DAS TURMAS
– FEIRA DE RECICLAGEM-


MATUTINO (das 9:00 às 11:30 )
HORÁRIO TURMAS

1 º- das 9: 00 às 9:30 1 , 2 , 3
2º- das 9:30 às 10:00 4 , 5 , 1
3º- das 10:00 às 10:30 2 , 3 , 4
4º- das 10:30 às 11:00 5 , 1 , 2
5º- das 11:00 às 11:30 3 , 4 , 5


VESPERTINO ( das 3:00 às 5:30 )
HORÁRIO TURMAS

1º- das 3:00 às 3:30 1 , 2 , 3
2º- das 3:30 às 4:00 4 , 5 , 1
3º- das 4:00 às 4:30 2 , 3 , 4
4º- das 4:30 às 5:00 5 , 1 , 2
5º- das 5:00 às 5:30 3 , 4 , 5



Galeria de Fotos da Feira de Reciclagem 2008

Colégio Estadual Odorico Tavares


















































3 comentários:

Esdras disse...

Beloo Trabalho Professora .

Anônimo disse...

Profa.

O gen para o furinho no queixo é recessivo? pois tenho um filho com furinho e nem eu nem meu mardido temos. Ele apenas tem um corte no meio do queixo.

Luciane Cantalice disse...

Sim,o gene para o furinho no queixo é recessivo.Podemos perceber que um caráter é determinado pelo gene recessivo, quando os pais não manifestam e aparece em pelo menos um dos filhos.Isso porque,os pais são Aa(heterozigóticos)não tem firinho no queixo,porém são portadores do gene para o furinho(gene a).Tal caráter só se manifesta em dose dupla aa(genótipo do filho com furinho no queixo).