terça-feira, 1 de maio de 2012

A Química da Vida


·         Compostos Inorgânicos:Compostos mais simples,menores,encontrados fora e nos seres vivos.Ex:água e minerais.

·         Compostos Orgânicos:Compostos mais complexos,maiores,encontrados nos seres vivos.Ex:proteínas,carboidratos,lipídios,vitaminas,ácidos nucléicos.

Compostos Inorgânicos

Água


·         70% a 80% do corpo dos seres vivos é formado por água;

·         A molécula da água:Formada por 1 átomo de hidrogênio e 2 átomos de oxigênio.A disposição doas átomos formam um ângulo,que estabelece na molécula,uma zona positiva de um lado e uma zona negativa do lado oposto.Moléculas que apresentam uma zona positiva e uma negativa são chamadas de moléculas polares(polar ou dipolo).Átomos de hidrogênio se liga ao átomo de oxigênio da outra molécula,isso cria uma atração entre as moléculas de água chamada coesão.
















 
Tensão superficial: Por causa das características físicas e químicas da água forma-se uma tensão superficial. É uma força capaz de manter a água unida, ou coesa, como se uma capa a cobrisse. Objetos leves, como folhas e alguns insetos, não conseguem romper essa camada. Por essa razão, não afundam, e às vezes nem se molham.



Solvente universal: a água é capaz de quebrar substâncias como açúcar ou sal, por exemplo, em partes tão pequenas que não conseguimos mais enxergá-las. Essa capacidade de dissolver as substâncias faz a água ser considerada um solvente universal.Por ser uma molécula polar,a água consegue dissolver várias substâncias orgânicas e inorgânicas.Devida a atração da parte negativa da água ,pela parte positiva da substância a ser dissolvida ou vice-versa.



Como reguladora da temperatura:A água absorve grande quantidade de calor sem que sua temperatura varie muito.Como os seres vivos contêm muita água,esse propriedade faz com que a temperatura corporal não varie muito durante a entrada ou saída de calor.



Sais Minerais

·         Aparecem de três maneiras diferentes nos organismos:dissolvidos na forma de íons(partículas com carga elétrica positiva ou negativa);formando cristais(carbonato e fosfato de cálcio)encontrado no esqueleto;combinados com moléculas orgânicas,como o ferro na molécula de hemoglobina,magnésio na clorofila.

Funções:Formam o esqueleto de muitos animais,atuam no transporte de oxigênio; os íons cálcio atuam na contração das fibras musculares e no mecanismo de coagulação sanguínea;os íons magnésio participam da formação da molécula de clorofila, essencial para a realização da fotossíntese;

 os íons fósforo fazem parte da molécula do ATP (composto que armazena energia) e integra as moléculas de ácidos nucléicos (DNA e RNA),etc.

A Necessidade de sais Minerais

Cada vez mais fica evidente a importância de certos elementos químicos e substâncias minerais para o metabolismo humano. A tabela abaixo resume os principais elementos químicos necessários ao organismo humano. Dentre eles, os macronutrientes são os que utilizamos em grande quantidade, enquanto os micronutrientes, em pequenas quantidades.

Nenhum comentário: